Codigfo da vida

5911 palavras 24 páginas
Parte I 1. Notas sobre Maquiavel

1.1 Elementos da política
O primeiro elemento é que governados e governantes, dirigentes e dirigidos existem realmente, toda ciência e arte da política se baseia nesse fato primordial, irredutível, a partir disso, é preciso ver como dirigir do modo mais eficaz, como preparar da melhor maneira possível os dirigentes. Por outro lado, é preciso distinguir as linhas de menor resistência, ou linhas racionais, para obter a obediência de dirigidos e governados.
É preciso, ter sempre em mente que a divisão entre governados e governantes, embora remonte a uma divisão em grupos sociais, existe, sendo as coisas como são, mesmo dentro do mesmo grupo e mesmo que esse grupo seja socialmente homogêneo, de uma certa forma, podemos dizer que essa divisão é uma criação da divisão do trabalho, até no mesmo grupo existe a divisão entre governados e governantes, é justamente nesse terreno, em que ocorrem os “erros” mais graves, que se manifestam as incapacidades mais criminosas e mais difíceis de corrigir.
Uma vez aceitos os princípios do próprio grupo, não só a obediência será automática e virá sem nenhuma demonstração de “necessidade” e racionalidade, é difícil extirpar dos dirigentes o “cadornismo”, isto é, a convicção de que uma coisa será feita só porque um dirigente acha justo e racional que seja feita: se nada acontece, joga-se a culpa em quem “deveria ter feito”, o senso comum mostra que a maior parte dos desastres coletivos acontece porque danos inúteis não foram evitados e o sacrifício e a vida das pessoas não foram levados em consideração. Uma vez colocado o principio de que existem dirigidos e dirigentes, governados e governantes, é verdade que os “partidos” têm sido até agora o modo mais adequado de elaborar a capacidade de dirigir e os próprios dirigentes.

1.2 O partido político Para que um partido exista é necessária a convergência de três elementos fundamentais: 1- um elemento difuso de homens comuns, médicos, cuja

Relacionados

  • Direito Civil
    2367 palavras | 10 páginas