Codificadores e decodificadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CODIFICADORES E DECODIFICADORES
1-INTRODUÇÃO
Vamos, agora, tratar de circuitos que efetuam a passagem de um determinado código para outro. Primeiramente, vamos fazer uma análise do significado daspalavras codificador e decodificador. Chamamos de codificador o circuito combinacional que torna possível a passagem de um código conhecido para um desconhecido. Como exemplo, podemos citar o circuitoinicial de uma calculadora que transforma uma entrada decimal, através do sistema de chaves de um teclado, em saída binária para que o circuito interno processe e faça a operação. Chamamos dedecodificador o circuito que faz o inverso do codificador, ou seja, passa um código desconhecido para um conhecido. No exemplo citado é o circuito que recebe o resultado da operação em binário e o transformaem saída decimal, na forma compatível para um mostrador digital apresentar os algarismos.
A figura ilustra o exemplo utilizado.

Os termos codificador e decodificador, porém, diferenciam-se emfunção do referencial. Se para o usuário da calculadora o sistema de entrada é um codificador, para o processador será um decodificador, pois passa de um código desconhecido para ele (decimal), para umconhecido (binário). Na prática, é comum se utilizar a denominação de decodificador para o sistema que passa de um código para outro, quaisquer que sejam.
DESENVOLVIMENTO
CODIFICADORDECIMAL/BINARIO
Vamos, neste item, elaborar um codificador para transformar um código decimal em binário (BCD8421). A entrada do código decimal vai ser feita através deum conjunto de chaves numeradas de 0 a 9 e asaída por 4 fios, para fornecer um código binário de 4 bits, correspondente à chave acionada. A figura a seguir mostra a estrutura geral deste sistema, sendo convencionado que a chave fechada equivalea nível 0, para evitar o problema prático, principalmente da família TTL, que um terminal de entrada em vazio é equivalente a nível lógico 1.

A seguir, vamos construir a tabela da verdade do...
tracking img