Coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




PUBLICIDADE E PROPAGANDA/ JORNALISMO


BEATRIZ KLANN 314109865
CAROLINE GOMES 314110202
RAFAELA SANTOS 314107142



PRODUTO CULTURAL: COCA-COLA












SÃO PAULO/SP
2014
PUBLICIDADE E PROPAGANDA/ JORNALISMO





BEATRIZ KLANN314109865
CAROLINE GOMES 314110202
RAFAELA SANTOS 314107142






Trabalho de Produtos Culturais, Apresentado á banca examinadora de Teoria da Comunicação, para Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda/Jornalismo, sob orientação do
Prof. Rafael Iwamoto TosiSÃO PAULO/SP
2014





SUMÁRIO


1.

























INTRODUÇÃO

Há 125 anos, nascia em Atlanta (Estados Unidos) o refrigerante mais famoso do mundo: a Coca-Cola. No Brasil, está presente desde 1942. E como em boa parte do planeta é o líder de vendas e preferência dos consumidores. Pois sempre marca presença nos momentos especiais da vidadas pessoas. Além do seu sabor incomparável, a Coca-Cola também promove diversas ações pensando no bem-estar coletivo, com projetos de cunho social, cultural, esportivo e ambiental.
Ao longo dos anos, conseguiu grande aceitação por todos os tipos de público, sem distinção de classe social ou idade.















1 HISTÓRIA



A história da tão conhecida hoje em dia comoCoca-Cola, começa quando um farmacêutico, John Pemberton, após participar da Guerra Civil Americana, resolveu mudar de vida, e conheceu Frank Robinson, que o ajudou em suas criações de medicamentos e acabou virando seu sócio.

Em 1884, eles lançaram uma bebida alcoólica “Pemberton’s French Wine Coca”, que era uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos. Porém, como opuritanismo estava em alta nessa época, pessoas decentes não poderiam ser vistas em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Logo, então, veio o fracasso dos sócios.

Naquela época, existia os famosos “Pontos de Vendas” que eram lugares que as pessoas se reuniam para tomar sorvete e xaropes misturados com água carbonada. E foi daí que surgiu a nova idéia de Pemberton que passou noites no porão desua casa tentando acha uma fórmula para um novo xarope. E enfim, no dia 8 de maio de 1886, foi vendida a primeira bebida que hoje conhecemos como Coca-Cola.

Em seu primeiro ano de existência, o produto só deu prejuízo, pois só foi vendido o correspondente a 50 dólares. Então, em 1888, Pemberton que já estava com problemas de saúde, foi obrigado a vender a fórmula, logo depois ele veio a falecer.E no mesmo ano, Frank Robinson procurou por Asa Griggs Candler, um farmacêutico que acabou comprando também a sua fórmula.

Enfim, no dia 31 de janeiro de 1893, foi registrada a marca Coca-Cola, que depois com alguns investimentos em propagandas e em melhoramento do produto, virou um sucesso internacional. Com um pouco mais de 10 anos de existência, já existia 400 fábricas que engarrafavam-nanos Estados Unidos.

Foi na Segunda Guerra Mundial que a Coca-Cola realmente explorou outros mercados, chegando assim, no Brasil. No primeiro momento, o produto era trazido pelos soldados americanos ou pelas pequenas fábricas móveis que os acompanhavam. E então, em 1942 inaugurou-se a primeira fábrica aqui no país, mais precisamente no bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro.

Essa troca decultura entre brasileiros e americanos, fez com que o presidente Franklin Delano Roosevelt, se encontrou com o então presidente do Brasil Getúlio Vargas acertando o envio de tropas do exército brasileiro para a Segunda Guerra, e no mesmo ano, foi aberta a primeira filial da Coca-Cola em São Paulo. E a partir daí, o produto cresceu cada vez mais aqui dentro do país.



2 Descuturalização da...
tracking img