Coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística Reversa Integrada.[1]


Prof. Msc. Francisco Ignácio Giocondo César


Prof. Dr. Mário Sacomano Neto




Resumo
Este artigo apresenta uma análise da integração de toda a cadeia produtiva, sobre a caracterização da Logística Reversa em cada uma das áreas de atuação da Logística, a saber – Logística de Suprimentos (Inbound logistics), Logística Empresarias (Materialhandling), Logística de Distribuição (Outbound logistics). A Logística Reversa trata dos bens descartados no sistema logístico direto. Desta forma, com as crescentes inovações tecnológicas, mudanças comportamentais dos consumidores, a escassez de recursos e dos custos de suprimentos, houve um aumento considerável nos bens descartados e uma maior busca em sua reutilização. Existem inúmeras estratégiaspara implantar a Logística Reversa em cada uma das etapas da cadeia produtiva de tal forma que venha a ser integrada para que possibilite uma melhor reutilização e reaproveitameto do material descartado ou disponibilizado ao final de sua vida útil. Neste trabalho iremos enfocar a Logística Reversa e sua integração nos vários níveis da cadeia logística e seus principais desafios, mostrando aligação entre os três estágios da cadeia produtiva e o quanto é importante desenvolvê-los de forma a facilitar e/ou propiciar a atuação da Logística Reversa.



Palavras-chaves: Logística Reversa; Logística Integrada, Cadeia Produtiva.



1 - Introdução

O sucesso da organização individual está relacionado à sua habilidade de desempenhar diferentes papéis nas cadeias de suprimentos emcontrapartida de sua atuação como organização isolada e estática (GULATI, NOHRIA & ZAHEER, 2000; HENRIOTT, 1999). Nesse contexto, a capacidade de integrar cada uma das etapas da Cadeia Logística Direta (CLD), a saber - Logística de Suprimentos (LS), Logística Empresarial (LE), Logística de Distribuição(LD), amplia as oportunidades de melhoria de eficiência da Logística Reversa (LR) e também melhora osníveis de serviços. Desta forma, quanto quando um produto evolui na CLD, progressivamente, propiciar subprodutos facilmente reaproveitáveis, ampliando a integração da CLD com a LR.

Uma estratégia competitiva desenvolvida para capturar e maximizar as oportunidades de integração da CLD com a LR, exige que as empresas participantes trabalhem em sintonia, numa estrutura de cadeias dinâmicas. Assimsendo, a relação da CLD e a LR, busca integrar de forma harmônica, vindo a colaborar com os objetivos empresariais, fazendo com a LR (como toda a CLD) saia da condição de centro de custo para uma área de agregação de valor, e desta forma venha a colaborar com a melhoria da competitividade das empresas.


O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da integração de toda a cadeiaprodutiva, sobre a caracterização da Logística Reversa. Sendo que a LR trata dos bens descartados no sistema logístico, tendo em vista a crescente escassez de recursos e os crescentes custos de suprimentos, há uma maior preocupação na reutilização destes bens descartados. Existem inúmeras estratégias a ser implantar ao longo da CLD e em cada uma de suas etapas, de tal forma que venha a ser integradapara que possibilite uma melhor reutilização e reaproveitameto do material descartado ou disponibilizado ao final de sua vida útil ou ao logo da CLD. Neste trabalho iremos enfocar a LR e sua integração nos vários níveis da cadeia logística, identificando as suas várias possibilidades de interligação da LR com cada um dos três estágios da CLD e o quanto é importante desenvolvê-los de forma afacilitar e/ou propiciar a atuação da LR.


2 – Conceitos iniciais

2.1 – Logística

Define-se conforme BALLOU (2006, p. 27):

Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes....
tracking img