Coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Trabalho de Estratégia Competitiva
Professor: Rodrigo Lira

Elma Landim Pereira (UCAM-CAMPOS) elmapereiraa_@hotmail.com
Stephany Quitete Bueno da Silva (UCAM-CAMPOS) stephanyquitete@hotmail.com

[pic]

- Quais as grandes tendências do ambiente externo que afetarão a empresa até 2022?

A Coca- Cola é uma das principais fabricantes, distribuidor e comerciante de bebidas semconcentração de álcool do mundo. O mercado vive em constante mudança, daqui a 11 anos as tendências serão outras. Porém fazendo uma análise de SWOT verificamos hoje o que poderá afetar no futuro. Por essa análise, os pontos fracos da Coca-Cola é a publicidade na América do Norte, que tem um desempenho lento e a caixa de atividades operacionais estão em declínio. Os pontos fortes, sua marca é líderem larga escala e suas receitas têm forte crescimento, sofre ameaças, pois, dependem de futuros parceiros, o crescimento lendo de bebida gasificada e a intensificação da concorrência. E as oportunidades são as ameaças da concorrência. E o que pode afetar também o futuro dessa empresa são as crises financeiras, os costumes e hábitos das pessoas no momento da compra, etc.

- Quais as implicaçõesdas mudanças tecnológicas para o ambiente competitivo atual?

O mercado de refrigerantes, principalmente o das Coca-Cola sofrem transformações no mundo todo. Apesar de seu poder, o marketing precisa evoluir continuamente.
A eficácia dos comerciais de TV, por exemplo, está declinando devido à ocupação na mídia. Na década de 1960, os anúncios no horário nobre atingiam 70% dosnorte-americanos, em 2004 atingia somente 15% deles. Por causa disso, a empresa está empregando o dinheiro que antes era gasto em televisão para atividades mais experimentais, como utilizando uma área de reunião em shopping centers para os adolescentes, chamada Coke Red Lounge. Além de poderem comprar Coca-Cola em uma máquina transparente, podem ter acesso a videoclipes e videogames exclusivos.
Outramudança que a Coca-Cola adotou foi a da campanha em algumas universidades, onde colocaram uma máquina de auto-atendimento no meio da universidade, cuja sua função era: os estudantes colocavam a moeda na máquina, uma atração diferente acontecia, ou liberava várias garrafas de Coca-Cola quando o estudante tinha comprado apenas uma, ou aparecia uma mão, entregando flores – se fosse uma garota, ouabrindo a garrafa e servindo em um copo com gelo, se fosse um menino. Alguns estudantes ganharam pizza e garrafas de coca-cola, pão a metro e muitas outras coisas interessantes. No Reino Unido foi criado um site que permitisse os internautas baixar legalmente mais de 250 mil músicas. Essas mudanças tecnológicas tornam-se um grande diferencial perante as outras marcas de refrigerante.

- Quais asmudanças em clientes e parceiros de negócios, especialmente os canais de distribuição?

Os clientes, em geral, estão gerando demandas imprevisíveis, estão cada vez mais exigentes na adequação dos seus procedimentos, entrega imediata e preço baixo. O que é emergente não é simplesmente uma nova arquitetura organizacional, mas duas novas formas de organização cada uma voltada para diferentes condiçõesde produto e processo. As novas estratégias são suportadas pela combinação do que existe de melhor na customização maciça e na eficiência da melhoria contínua. Esta nova base de competição é denominada como estabilidade dinâmica e é considerada como sendo a estratégia de competição.
Os parceiros unidos pelo mesmo propósito tornam mais fácil a missão de transformar sonhos em realidade. OInstituto Coca-Cola Brasil conta com o apoio de diferentes setores da sociedade na implementação de seus projetos de Responsabilidade Social. Parceiros indispensáveis, que, seja através de recursos ou da prestação de serviços, estão ajudando a reescrever, junto com a Coca-Cola Brasil, a história social do país.
O significativo crescimento das vendas através do canal de distribuição auto-serviço,...
tracking img