Coca-cola e as pesquisas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No início dos anos 80, sentindo-se ameaçada com o crescimento da concorrente Pepsi, a Coca-Cola introduziu no mercado a New Coke, com novo sabor – mais doce e suave – e deixou sua fórmula clássica delado. Nessa época, a Pepsi fazia testes cegos para provar que seu refrigerante era melhor; além disso, tinha 2% a mais de market share levando em consideração os supermercados (nos demais, aCoca-Cola liderava).

O que parecia ser uma atitude acertada, amparada por uma ampla pesquisa de mercado feita pela empresa, a qual demandou mais de dois anos e quatro milhões de dólares para definir a novafórmula (200.000 testes para definir o sabor do refrigerante, 30.000 só para a fórmula final), terminou em um enorme erro de marketing.

Nos testes, não era dito aos entrevistados o nome dosrefrigerantes oferecidos. 60% dos consumidores preferiram a New Coke em lugar da antiga e 52% consideraram-na melhor que a Pepsi. A leitura e análise feita, então, pelos profissionais de marketing daempresa foi que a New Coke seria uma vencedora. Acontece que nem sempre essas pesquisas quantitativas refletem corretamente o movimento de mercado, pois desconsideram fatores subjetivos, importantes nasescolhas dos produtos e serviços.

Vários autores da área de Marketing afirmam que as decisões de compra, em sua maioria, são tomadas com forte influência das emoções. Além disso, quando uma marcaatinge níveis elevados de amor e confiança na percepção dos consumidores, ela se torna irresistível e poderosa. E a fronteira para a disseminação de crenças, atitudes, produtos e serviços torna-seilimitada.

Apesar de ser um conceito atual, na época a Coca-Cola já poderia ser considerada uma “lovemark” (na tradução literal, “marca de amor”): uma marca que cria lealdade além da razão ou além dosatributos físicos e objetivos dos produtos. Ao nos depararmos com ela, a reconhecemos imediatamente, pois faz os nossos sentidos se aguçarem e se diferencia de outras marcas. Esse conceito foi criado...
tracking img