Coca-cola usa mais garrafas de vidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coca-Cola usa mais garrafa de vidro para atrair a classe C
Wilson Gotardello Filho
Gazeta Mercantil

Muito popular até o início da década de 1990, as garrafas de vidro, que desapareceram dospontos-de-venda com o surgimento das garrafas de plástico - as chamadas Pet -, estão voltando às gôndolas dos supermercados. Em 2000, por exemplo, a Coca-Cola possuía apenas um modelo de vidro utilizadono Brasil inteiro. Esse cenário mudou. Hoje, a gigante de bebidas totaliza sete modelos de vidros e tem traçado um plano de substituição de todos os disponíveis no mercado por modelos mais leves eeconômicos, que têm como alvo as famílias das classes C menos e D.

"Estamos aumentando os investimentos em vidro", afirmou Marco Simões, diretor de comunicação da Coca-Cola. "O nosso consumidor dasclasses A e B prefere conveniência, latas ou garrafas PET de 600 ml. Para as famílias de classe C menos e D a gente tem as embalagens retornáveis", disse Simões.

Por conta disso, o executivo afirmouque o crescimento das embalagens retornáveis tem se destacado no Nordeste. "Nosso crescimento no Brasil é afetado pelo aumento da renda. O consumo está crescendo no Nordeste, nas regiões mais pobres."Hoje, segundo dados da ACNielsen, cerca de 13% das vendas de refrigerantes da Coca-Cola no Brasil são em garrafas de vidro. Em 2006, a empresa registrou vendas de 7,4 bilhões de litros de bebidasnão-alcoólicas, a maior parte desse volume de refrigerantes. As vendas em garrafas de 290 ml lideram entre as sete embalagens de vidro da companhia, representando 5% das vendas de refrigerantes.

Emtodo o mercado brasileiro desse tipo de bebida, o vidro possui 12,3% de participação, segundo a Associação das Indústrias de Refrigerantes (Abir). As embalagens PET dominam o mercado com 79,8% do total,enquanto as latas ficam com 7,9%. Os dados são de dezembro de 2006.

Segundo Simões, a Coca-Cola possui modelos retornáveis específicos para a população de baixa renda, como as garrafas com...
tracking img