Coca cola - de elixir a ícone da américa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Através desse artigo vamos identificar na história dos primórdios da Coca Cola até a sua crise de identidade em 1985, vários tópicos já vistos durante o curso de Publicidade e Propaganda. Será disposto nesse artigo sobre todos os pontos de vista proporcionados pelo aprendizado absorvido durante esse primeiro período, uma linha de raciocínio que deixará de maneira explícita a relaçãoentre produto e propaganda.

Passando de um simples elixir gaseificado feito a base de folhas de coca à um dos maiores ícones dos EUA, a sua trajetória irá demonstrar sua estratégia de chegar ao topo da preferência norte americana.

Coca Cola - De elixir a ícone da América

Em Atlanta no século XIX nascia desapercebido diante dos olhos do público o que seria considerado um dos maioresícones americanos já existentes : A Coca Cola. Produzida pela primeira vez pelo Dr. John Stith Pemberton ( um senhor de 54 anos, viciado em morfina devido as fortes dores causadas por uma úlcera) a Coca Cola era apenas um elixir produzido pelas suas experiências com uma nova fórmula e estrato de folhas de coca.

Alguns anos mais tarde com a venda da patente de tão famoso elixir, começava a ascensãode uma das maiores multinacionais do gênero. No ano de 1985 a Coca Cola passou por duas grandes crises. Em primeiro de Janeiro desse ano o seu então presidente da companhia Robert Woodruff falece, tendo na ocasião 95 anos de idade. Roberto Goizueta, químico cubano, executivo- chefe e amigo íntimo de Robert , em uma visita a seu amigo, expõe uma nova idéia para acirrar ainda mais a disputa com a suamaior concorrente, a Pepsi. Roberto sugere que o gosto da coke deve ser mudado. Mostra estatísticas e pesquisas de mercado, persuadindo assim Robert a autorizar a arriscada mas aos olhos de Roberto, rentável idéia. Daí se desencadeia a Segunda crise da coke: a crise da sua perda de identidade.

Nunca em tão pouco tempo suas vendas caíram tanto. Seu público se sentiu traído com tal mudançarepentina e protestou. A matriz e suas filias foram bombardeadas com milhões de cartas pedindo a volta da boa e velha coke. Eles alegavam que a coca cola era sua identidade, seu ícone maior dentro da América e que sendo trocado dessa maneira bruta, arrancava consigo um pedaço da história e identidade americana.

Em nossos estudos vemos que a propaganda e a alma do negócio. Sem uma boa propagandanão existe um bom produto ou serviço. Por trás dessa breve historia do início da Coca Cola podemos notar vários temas e fatos que são abordados pelo curso de publicidade e propaganda. Iremos analisar a seguir cada disciplina e suas particularidades relacionadas com os fatos acima descritos.

Tendo como ponto de partida a teoria e técnica publicitaria, podemos notar que nos primórdios da propagandada empresa, seus temas eram os mais variados possíveis e sem quaisquer embasamento de pesquisa como temos hoje em dia. A coke hoje investe milhões em campanhas elaboradas aos critérios de seu público alvo. Uma característica interessante notada é a sazionalidade dos temas abordados do início de sua divulgação até os dias de hoje. Eles sempre acompanham temas atuais, tendo como exemplo a campanhautilizada durante a 2º Guerra Mundial e a propaganda da última Olimpíada em Sidney. Vemos aí a importância de uma campanha bem feita e de planejamento direcionado a uma vertente específica de consumidores.

Analisando agora através da teoria da comunicação, nota-se o uso da comunicação de massa para persuadir o publico ao consumo do refresco. No inicio notava-se mais a teoria hipodérmica sendoutilizada, mas o que mais marca suas campanhas nos dias de hoje é a teoria dos efeitos. Varias campanhas são montadas baseadas em tal teoria, sendo que é a que ultimamente vem demonstrando melhores resultados.

Sobre o ponto de vista da sociologia geral, esse golpe de mercado da troca de sabor como uma necessidade capitalista de assumir total controle de mercado. A coke não admitia perder...
tracking img