Cobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Identificação da substância
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu, originário do latim cuprum, classificado na tabela periódica como um metal de transição, pertencente ao grupo 11 (1B), mesmo grupo da prata e do ouro.
Possuí número atômico 29, tendo 29 prótons e 29 elétrons, de massa atômica 63,6 g/mol. Além disso, esse metal é sólido a temperatura ambiente, ponto de fusão de 1038°C,ponto de ebulição 2927ºC e possui número de CAS 7440-50-8. Apresenta em sua estrutura eletrônica um elétron no orbital acima de um orbital cheio de elétrons que fazem as ligações metálicas.
O cobre tem comumente a coloração avermelhado, discretamente amarelada, com um brilho levemente opaco de aspecto agradável, podendo ser alaranjado ou acastanhado em uma fina camada de manchas (incluindo óxidos).Já o cobre puro é rosa ou cor de pêssego.

Também existem outros coloração, quando o mesmo está associado a outros elementos: cobre junto de ósmio (azulada), césio e de ouro (tanto amarelo) são os únicos quatro metais elementar com uma cor natural que não o cinza ou prata.
Na natureza é encontrado na forma de calcopirita CuFeS2, principalmente, existem outros, porém este apresenta o maiorteor do metal e por ser um dos metais que podem ser encontrados em estado elementar.

Histórico
Desde a pré-história o cobre é conhecido e até hoje é utilizado, sendo um metal muito importante industrialmente por ser dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Foi o primeiro metal a ser usado pelo homem, sendo utilizado como substituto da pedra, na confecção de armas, ferramentas detrabalho, entre outros. Foi conhecido por algumas das mais antigas civilizações e assim tem sido utilizado há pelo menos 10.000 anos.
Confirmado por objetos confeccionados por cobre e descobretos, tal como um colar de cobre de 8.700 a.C no norte do Iraque, contudo o descobrimento acidental desse metal pode ter ocorrido há vários milênios antes.
Estudos citam que em 5.000 a.C. já realizavam a fusãoe refinação do cobre a partir de óxidos, através da malaquita e azurita. Outro ponto que afirma sua importância na sociedade é que descobriram moedas, armas, utensílios domésticos sumérios de cobre, assim como de bronze datados de 3.000 a.C., utilizados também pelos egípcios da mesma época.

Além disso, os egípcios descobriram que ao adicionar pequenas quantidades de estanho havia facilitaçãona fusão do metal e aperfeiçoaram os métodos de obtenção do bronze e na durabilidade do material, que representou o cobre com o Ankh, símbolo da vida eterna.
Em 2.000 a.C. a antiga China conheceu o uso do cobre e em 1200 a.C. fabricavam bronzes de excelente qualidade estabelecendo domínio na metalurgia em comparação ao o Ocidente.
Contudo na Europa o homem de gelo encontrado no Tirol (Itália) em1991, cujos restos têm uma idade de 5.300 anos estava acompanhado de um machado de cobre com pureza de 99,7% e como elevados índices de arsênico foram encontrados em seu cabelo levam a supor que fundiu o metal para a fabricação da ferramenta.
Inicialmente os fenícios importaram o cobre da Grécia, posteriormente exploraram as minas do seu território nas cidades Calce, Calcis e Calcitis (deχαλκος, bronze). Apesar disso Chipre, situada entre Grécia e Egito, por muito tempo foi reconhecida como o país do cobre por excelência, ao ponto de os romanos chamarem o metal de aes cyprium ou simplesmente cyprium e cuprum, originando o seu nome.
Isso possibilitou que cobre foi representado com o mesmo signo que Vênus (a afrodite grega), pois Chipre estava consagrada a deusa da beleza e os espelhos eramfabricados com este metal. O símbolo, espelho de Vênus da mitologia e da alquimia, modificação do egípcio Ankh, foi no adotado por Carl Linné para simbolizar o gênero feminino.
A utilização do bronze predominou durante um período da história da humanidade que terminou denominando-se como Era do Bronze, sendo reconhecido como período de transição entre o neolítico (final da Idade da Pedra)...
tracking img