Coberturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES II :

COBERTURA











































Goiânia, 30 de junho de 2011














Alunos (as):





Iana Grecco


__________________________________________________________________


Igor Gomes__________________________________________________________________


Fernando Almeida


__________________________________________________________________


Kátia Simas


__________________________________________________________________


Leticia Costa


__________________________________________________________________


Victor Lopes__________________________________________________________________











SUMÁRIO



• Introdução

• Cobertura:

• Conceito

• Traçado de telhados

• Tipos de telhados

• Formas especiais

• Estrutura

• Execução de tesoura

• Tipos de telhas

• Conclusão

• Referencias


INTRODUÇÃO

Desde a antiguidadeo homem busca um lugar para se proteger de chuvas , frio e do sol . Nas residências e construções além das paredes é a cobertura que faz esse papel de vedar os edifícios contra as intempéries. O objetivo deste trabalho é mostrar de quantas forma diferentes podem ser feitas as coberturas e como elas se adequam para atender as necessidades do homem.

COBERTURA



CONCEITO

Telhado é umrevestimento descontínuo constituído por materiais capazes de prover estanqueidade à agua de chuva, repousados ou fixados sobre um estruturação leve. O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais.

- A estrutura: é o elemento de apoio da cobertura, que pode ser: de madeira, metálica,
etc...
- A cobertura: é o elemento de proteção, que pode ser: cerâmico, defibrocimento,
alumínio, de chapa galvanizada, etc...
- Os condutores: são para o escoamento conveniente das águas de chuva e constituem- se de: calhas, coletores, rufos e rincões, são de chapas galvanizadas e de P.V.C.
A função principal de um telhado é proteger a casa da chuva, por isso, o telhado precisa ter um caimento para escoar a água da chuva. Entende-se por caimento a inclinação do plano daágua do telhado. Quanto mais forte for o caimento, mais inclinado será o telhado. Causa uma boa impressão estética, mas um telhado com grande caimento consome mais telhas, mais madeira e também dificulta a manutenção.
TRAÇADO TELHADO
A colocação das telhas deve ser feita por fiadas, iniciando-se pelo beiral e prosseguindo-se em direção à cumeeira. A sequência de colocação das telhas de encaixe emcada fiada varia de acordo com o seu desenho. Assim sendo, em cada fiada as telhas podem ser colocadas da direita para a esquerda ou vice-versa. As telhas da fiada seguinte são colocadas de forma a encaixarem-se perfeitamente naquelas da fiada inferior. e evita acidentes. Não se deve executar o telhado em dias de vento forte. É recomendável que as telhas sejam posicionadas simultaneamente em todasas águas do telhado, para que o seu peso seja distribuído de forma uniforme sobre a estrutura de madeira.

Beiral

O primeiro apoio da primeira fiada de telhas deve ser constituído por duas ripas
Sobre postas ou por testeiras (tabeiras), de forma a compensar a espessura da telha e garantir o plano do telhado. Em beirais desprotegidos, deve-se fixar as telhas à estrutura de madeira: as telhasde encaixe devem ser amarradas às ripas; as telhas de capa e canal devem ter as capas emboçadas e os canais fixados às ripas. As telhas não necessitarão ser fixadas à estrutura de madeira, caso haja platibanda ou caso seja empregado forro do beiral. No caso de beirais laterais, a proteção pode ser feita mediante o emboçamento de peças cerâmicas apropriadas (cumeeiras ou capas de telhas do tipo...
tracking img