Cobertura metalica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sapata isolada: Usadas também em terrenos que apresentam uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída é relativamente pequena. Em geral são feitas em forma de tronco de pirâmide eamarradas umas às outras através de cintas ou vigas baldrame.

Embaixo de toda sapata deverá, sempre, ser colocada uma camada de concreto magro (farofa). É um concreto bem seco, sem função estrutural,que tem a finalidade de isolar o fundo da sapata para que o solo não absorva a água do concreto da fundação.

Sapatas isoladas
Transmitem ações de um único pilar centrado, com seção não alongada. Éo tipo de sapata mais freqüentemente utilizado. Tais sapatas podem apresentar bases quadradas, retangulares ou circulares, com a altura constante ou variando linearmente entre as faces do pilar àextremidade da base.
PlantaVista frontalLastro de Concreto
Figura 2.2: Sapatas isoladas

[pic]

• Uma vez terminada a escavação deverá ser colocado imediatamente o concreto magro.
• Para garantiruma ancoragem mais segura das armaduras do pilar, deve-se verificar se a altura da sapata é maior que 2/3 Lb.
• As dobras, em geral, mecanicamente não são necessárias nem se conhecem patologiasatribuídas à sua ausência; não obstante, a sua presença garante o cumprimento estrito da Norma e melhora estruturalmente as sapatas.

Passos para a execução (acompanhe com a figura ao lado): 1)Abertura da cavas (manual ou mecanizada: retroescavadeira) e esgotamento da água se for o caso; 2) Apiloamento do fundo; 3) Lançamento do concreto magro no fundo (nivelando e evitando-se perda de umidade doconcreto estrutural após lançado); 4) Confecção das formas; 5) Colocação da armadura do fundo; 6) Localização do eixo do pilar e posicionamento da armadura do pilar; 7 e 8) Concretagem e; 9) Retiradadas formas após o endurecimento do concreto.
[pic]

sapata isolada: recomendada para casas com qualquer número de pavimentos, suporta o peso concentrado de pilares. O elo entre ela e as paredes é...
tracking img