Cobceito de representação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra Representação, segundo o dicionário online da Lingua Portuguesa: É o Ato ou efeito de representar. Exposição, exibição. Idéia que concebemos do mundo ou de uma coisa. Ato de representar, dedesempenhar papéis em teatro: representação de uma comédia, de um drama. Reprodução por meio da escultura, da pintura, da gravura: representação de uma batalha. Reclamação ou protesto a umaautoridade. Importância de um cargo, de uma posição pública etc. Trabalho desempenhado em nome de uma firma, de uma empresa: representação comercial.

Representação Jurídica: Segundo Laudelino Freire,significa a "ação ou efeito de representar", "ser mandatário ou procurador", "fazer vezes de", "suprir falta de", "apresentar-se no lugar de". Assim o termo representação, no âmbito contratual, associa-se àfigura da substituição na manifestação de vontade. (Wikipedia)

Representação Política: Segundo Manuel Gonçalves Ferreira Filho a representação é definida como um vínculo entre os representantes erepresentados pelo qual os representantes agem em nome dos representados e devem trabalhar pelo bem comum e não pelo próprio. Representação, assim, está atrelada à ideia de democracia, de governo dopovo. (Wikipedia)
Representação Social: Segundo Claudimilson Braga,” as representações são fruto de um todo, de um olhar sobre aquilo que é comum, que é genérico, mas que precisa de uma nova leitura,uma nova discussão, uma nova forma de existência... A comunicação e os comportamentos adotados por um grupo de indivíduos acerca de um objeto ou o comportamento de pessoas diante dos meios decomunicação de massa são resultantes da forma como os atores sociais representam socialmente esse objeto ou comportamento e do significado que este adquire em suas vidas”. (Artigo: Representações Sociais,atos comunicativos e mídia).
A sociedade é representada na mídia, e esta é responsável pela produção de saberes, identidades e culturas locais e/ou globais.
Exemplos de representações na mídia:...
tracking img