Cobaias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUÍMICA DA VIDA
Profa: Anderson Lamêgo

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA


os organismos vivos são compostos de macromoléculas que por sua vez são constituídas de unidades menores que serepetem os monômeros, que em geral são formados por elementos fundamentais como: C, H, O e N.



Organizadas tendo como base o carbono, altamente versátil nas suas ligações e na adição de gruposfuncionais.
Com uma estrutura 3D ou arranjo espacial em três dimensões o qual confere uma especificidade conformacional e atividade biológica. As interações entre as biomoléculas são estereoespecíficas,capazes de distinguir a conformação e configuração.





COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA

Aminoácidos = monômeros Proteínas = polímeros (biomoléculas)

BIOMOLÉCULAS
Quase todas asbiomoléculas são assimétricas, característica especialmente derivada do arranjo espacial que o átomo de carbono pode adquirir.
O átomo de carbono tem uma versatilidade em formar ligações covalentes simples,duplas e triplas (essas não ocorrem em biomoléculas).

BIOMOLÉCULAS

Ligações Químicas

Iônica

Covalente

BIOMOLÉCULAS

Ligações Químicas
A força das ligações químicas dependem daeletronegatividade dos elementos envolvidos, das distâncias dos elétrons que participam da ligação em relação a cada um dos núcleos e da carga nuclear.
Isso resulta nas seguintes ligações:  covalentes(mais energética, > 200 KJ.mol-1) e  simples (214 – 461 KJ.mol-1)  duplas (502 – 712 KJ.mol-1)  não-covalente (menos energética, 5-20 KJ.mol-1)  ponte de hidrogênio,  interações iônicas,  interaçõeshidrofóbicas, e  interações de van de Waals

BIOMOLÉCULAS

Covalente ou Não-Covalente? Vantagem e Desvantagem
As ligações covalentes simples são fortes e atuam na formação de um esqueletomolecular, ademais permitem rotação entre os átomos ligados por este tipo de ligação. Entretanto, as ligações duplas não permitem essa livre rotação devido à aproximação entre os núcleos atômicos, a...
tracking img