Coassmovisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cosmovisão Bíblica
Introdução

Todo mundo tem cosmovisão. Ela modifica a maneira de as pessoas interpretarem decisões e reagirem diante de circunstâncias diversas. Cosmovisão é a visão de mundo com a qual o indivíduo explica e interpreta o mundo, a sociedade, as circunstâncias e acontecimentos diversos, e a aplicação dessa visão em sua vida.

A cosmovisão é adquirida de diversas formas.Filosofia, ciência, conhecimento e religiões são as principais fontes que formam a cosmovisão do indivíduo. Assim, no mundo haverá cosmovisões diferenciadas e até mesmo contrárias umas as outras.

Torna-se, então, imprescindível a criação de uma base de pressupostos para construir uma cosmovisão. Dessa forma, uma base com pressupostos cristãos e julgados verdadeiros constrói uma cosmovisão cristã,ou bíblica, uma vez que esses pressupostos estão alicerçados na Bíblia Sagrada.

Como definição de cosmovisão cristã, ou visão cristã de mundo, John MacArthur oferece o seguinte modelo:

a visão cristã de mundo enxerga a compreende a Deus, o Criador, e a Sua criação – ou seja, o homem e o mundo – primeiramente por meio das lentes da revelação especial de Deus, as Santas Escrituras, e depois,por intermédio da revelação natural de Deus na criação, interpretada pela razão humana e reconciliada pela e com a Escritura, para que creiamos e vivamos de acordo com a vontade de Deus, glorificando-O, dessa forma, de mente e coração, desde agora e por toda a eternidade.

A verdadeira cosmovisão bíblica é formada a partir da convicção de que o próprio Deus falou à humanidade pela BíbliaSagrada. É a Bíblia que determina a cosmovisão legítima e autenticamente cristã. Ela é o guia adequado para todas as questões de fé e conduta. As Escrituras apresentam todas as coisas necessárias à vida piedosa.

Acertadamente John MacArthur diz que

o poder de Deus não se encontra em alguma fonte de conhecimento extrabíblica ou mística, no uso de sinais e maravilhas e discursos animados, insights dapsicologia e filosofia secular ou insights pessoais sobre as necessidades humanas, mas o poder de Deus reside somente na inspirada, infalível e inequívoca Palavra de Deus. Quando os crentes lêem, estudam, obedecem e aplicam a Palavra, percebem que ela tem poder suficiente para orientar qualquer situação na vida humana.

O salmista Davi bem sabia da autoridade da Palavra de Deus para dirigirseus passos e lhe dar condições de viver segundo o coração de Deus. Sua oração no Salmo 19, inspirada pelo Espírito Santo, é eloqüente e representa a submissão que todo crente deve ter à Palavra do Senhor. Assim ele diz:

a lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento doSENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.

O apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo,observa os mandamentos de Deus, suas misericórdias e propósitos eternos, e exclama em tom ao mesmo tempo poético e submisso a Deus uma bela confissão da autoridade suprema da Palavra e do poder de Deus. Ele diz:

ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente doSenhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Diante de tal reconhecimento, não resta outra coisa ao apóstolo senão pedir aos irmãos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus,...
tracking img