Coagulacao do sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Coagulação
Introdução
A função principal da coagulação e evitar a perda de sangue quando ocorre algum trauma vascular, ou seja, processo em que o organismo reage para manter aintegridade desse vaso, os mecanismos envolvidos devem ser regulados para impedir a perda excessiva de sangue e evitar a formação desmedida de fibrina. Os elementos que auxiliam no impedimento de formaçãodo coagulo são os vasos, as plaquetas, os anticoagulantes naturais, as proteínas de coagulação sanguínea e o sistema de fibrinolise. Essas substancias tanto da parede vascular traumatizada quantos dasplaquetas dão inicio a uma complexa rede de reações químicas em cascata.
Desenvolvimento
Quando um vaso sanguíneo é afetado, ocorre imediatamente a contração da parede, fazendo com que diminua ofluxo de sangue no seu interior, na tentativa de interromper a perda de sangue. A contração da parede do vaso pode ser produzida por reflexos nervosos desencadeados pelo estímulo da dor. Quanto maisintenso é o trauma, tanto maior é o espasmo vascular. A redução de calibre do vaso resulta da contração das fibras musculares e pode durar até 20 ou 30 minutos.
As plaquetas encontramconstituintes da matriz extracelular, que normalmente são encontrados embaixo do endotélio intacto, incluindo o colágeno proteoglicanas, fibronectina e outras glicoproteínas aderentes . A participação dasplaquetas na coagulação sanguínea dividem -se em agregação primaria: descontinuidade do endotélio produzidas por lesão vascular são seguidas pela absorção de proteínas do plasma sobre o colágenoadjacente, formando o tampão plaquetário; agregação secundaria as plaquetas do tampão plaquetário liberam ADP, que é um potente indutor da agregação plaquetária; coagulação do sangue durante a agregação dasplaquetas, fatores do plasma sanguíneo, dos vasos lesados e das plaquetas promovem a interação sequencial (em cascata) de cerca de 13 proteínas plasmáticas, formando assim o coágulo sanguíneo, mais...
tracking img