Coaching

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC – ARTIGO DE CONCLUSÃO DE CURSO

“O lugar onde as pessoas trabalham, como elas se comunicam, as formas como as transações e interações negociais são conduzidas e geridas, tudo está mudando num ritmo cada vez mais acelerado.” Ware, J. & Grantham, C (2003, p. 148)

“Pressão das mudanças” é uma locução adjetiva cada vez mais falada e discutida no mundo dos negócios. Todos estão sujeitos aessa pressão que se faz cada vez mais evidente em razão de diversos fatores, dentre eles; o avanço super rápido de tecnologia da informação e da comunicação, a mundialização da economia, as alterações políticas, sociais e ideológicas, a rápida degradação do meio ambiente e o avanço da ciência e da tecnologia.
Por outro lado observa-se a busca individual dos profissionais pelo desenvolvimento deseus talentos naturais, pela criatividade, pelo conhecimento, enfim por um portfólio de valores cognitivos que vai possibilitar uma maior inserção no mundo dos negócios fazendo com que eles se destaquem em diversos setores e sejam disputados por diversas empresas que estão dispostas a pagar caro para terem em esses profissionais em seus quadros de pessoal.
O que foi falado anteriormente entra emtotal coerência com outra expressão muito lida, falada, questionada, discutida em diversos setores principalmente no meio acadêmico; “a evolução no mundo do trabalho”. Então seria algo assim: a evolução no mundo do trabalho está diretamente ligada à pressão das mudanças.
Essa ligação, entre a pressão das mudanças e a evolução no mundo do trabalho, traz diversos desafios que substituem os velhosparadigmas e afetam as relações entre as pessoas no mundo do trabalho. Isso tudo afeta diretamente as estratégias organizacionais, uma de cujas decisões é optar por um desenvolvimento de pessoas que privilegie a aprendizagem. Talvez o que esteja sendo dito aqui seja algo bastante óbvio, evidente e claro, uma vez que todos sabem que se exige cada vez mais dos profissionais no que diz respeito aaprendizagem. Hodiernamente, um profissional que não acompanha as mudanças, que não busca se munir de conhecimento, dificilmente estará apto a fazer parte desse mundo tão competitivo.
É exatamente nesse ponto que aparece um outro termo que também cresce a cada dia e a cada dia se fala mais a seu respeito, um termo que está se tornando fundamental em diversas empresas no mundo todo: o COACHING.Etimologicamente, coaching vem de coach, uma palavra antiga com origem em uma pequena vila húngara onde foi desenvolvida a carruagem coberta, chamada koczi. Hendrickson (1987, citado por Stern, 2004) disse que essa invenção serviu para proteger seus habitantes das intempéries regionais ao serem transportados de um lugar para outro.
Mais recentemente esta palavra tem sido associada ao esporte, ou seja,ao técnico que treina a equipe para que juntos atinjam suas metas em diferentes competições. Em conformidade com estas definições, o dicionário Oxford (2005) traz a informação de que a palavra coach é sinônima de técnico, treinador, tutor, assim como carruagem, ônibus e viagem em carro ou em carruagem.
Sobre essa ferramenta, Whitmore (2006) afirma que a essência do coaching é liberar o potencialde uma pessoa para maximizar seu desempenho e ajudá-la a aprender em vez de ensiná-la. Essa frase resume de forma bastante objetiva a que se propõe o coaching. O coaching oferece a oportunidade de ajudar as pessoas a enfrentarem desafios em todos os níveis.
Falando em maximização de desempenho, pressão das mudanças, evolução no mundo do trabalho, a evolução do conceito levou à utilização docoaching como forma de desenvolvimento dos executivos nas organizações. Em termos de definição, pode-se entender o coaching como relação de ajuda entre um cliente que tem autoridade administrativa e responsabilidade em uma organização e um profissional que usa grande variedade de técnicas e métodos comportamentais para ajudar o cliente a atingir o conjunto mutuamente identificado de metas para...
tracking img