Coaching, mentoring, counseling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COUNSELING

Não se trata de um processo punitivo ou psicoterapêutico, mas que visa orientar o indivíduo acerca de seus comportamentos, atitudes e sentimentos, quando interferem em seu desempenho notrabalho. O consulente pode não ser o único responsável pelo tipo de conduta que esteja apresentando, e que teria suscitado a intervenção de um counselor.

Aplicação
Dificuldade dos gestores: Osproblemas psicológicos e/ou emocionais das pessoas que trabalham na empresa são muito importantes para serem tratados com base em empirismos meramente intuitivos, nível de tratamento simplistas demaisque a maioria dos chefes conseguem oferecer.

Dificuldade dos líderes: o counseling lida com os sentimentos do orientando. A melhor formação para o exercício do counseling é aquela ministrada peloscursos de psicologia clínica, o counseling lida com problemas relacionados às atitudes e valores das pessoas, envolvendo suas emoções e sentimentos.

Atitudes do counselor:
· Paciência;
·Serenidade;
· Capacidade de ouvir;
· Capacidade interpretativa;
· Senso de timing;
· Discrição pessoal;
· Clareza e economia na formulação de mensagens;
· Visão ampla e ponderada;
· Respeito pelooutro;
· Interesse sincero no bem-estar do consulente;
· Comprometimento pessoal;
· Desejo de aprender com a situação.



MENTORING

Destina-se a orientação mais ampla no desenvolvimento dacarreira do funcionário, trabalhando com o desenvolvimento das competências intrapessoais, interpessoais e profissionais. Mostrando os papéis a serem desempenhados nas situações de trabalho, abordandoatitudes e comportamentos.
Origem da palavra
A odisséia de Homero, na obra mentor foi uma importante figura de transição durante a jornada de vida de Telêmaco, da infância à maturidade, quando passou atomar decisões independentes. Ele quase sempre é alguém que detém algum tipo de autoridade. Para que haja mentoring, o primeiro requisito essencial é que o orientado possa reconhecer em seu mentor...
tracking img