Co processamento

Páginas: 4 (856 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
COPROCESSAMENTO

A geração de resíduos representa um dos maiores desafios para as sociedades contemporâneas. O crescimento populacional e o constante desenvolvimento das indústrias obrigam a busca desoluções para o manejo adequado dos resíduos.
A indústria do cimento coloca seus fornos à disposição de outros setores para a eliminação de resíduos industriais. Essa alternativa de destruição deresíduos, considerada uma das mais eficientes, é denominada coprocessamento.
Estudo realizado pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) mostra que o Brasilproduziu quase 61 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2010, 6,8% mais que o registrado em 2009.
Desse total, quase 23 milhões de toneladas foram parar em lixões e aterros sanitários,trazendo consideráveis danos ao meio ambiente, com riscos de contaminação do solo e da água.
A lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos aprovada em 2010, prevê a extinção doslixões até 2014. Os resíduos somente poderão ser dispostos em aterros quando todas as possibilidades de aproveitamento tiverem sido esgotadas.
Nesse contexto, a indústria de cimento se apresenta comouma das alternativas ambientalmente adequadas para a recuperação energética desses resíduos, conforme previsto na lei.
A indústria brasileira de cimento é reconhecida internacionalmente por seuexcelente desempenho energético e ambiental e pela reduzida emissão de gases de efeito estufa, principalmente quando comparada a países como Estados Unidos, União Européia e Japão. Essa posição é fruto de umgrande esforço das indústrias que realizam, há anos, ações para reduzir emissões, contribuindo no combate às mudanças climáticas.
Somente em 2010, a indústria brasileira de cimento, com apoio técnicoda Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), destruiu em seus fornos cerca de 900 mil toneladas de resíduos, por meio da tecnologia do co processamento. Desse total, 77% dos resíduos tinham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Co-processamento
  • Co-processamento
  • Co-processamento
  • Co-processamento de resíduos em fornos de cimento
  • Co-geração de energia
  • Có-processamento de pneumáticos em fábricas de cimento no estado de sergipe
  • Destruição de resíduos pelo co-processamento em fornos de clínquer
  • A co

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!