Cnuced

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TABALHO DE GRUPO
DISCIPLINA: Economia Internacional

TEMA:
Conferência das Nações Unidas
Sobre
Comercio e DesenvolvimentoIntrodução
O presente trabalho tem como objectivo abordar sobre a CNUCED – Conferência das Nações Unidas sobre Comercio e Desenvolvimento, onde fazemos referência do seu percurso desde o seu surgimento até os dias de hoje.
Como a CNUCED é um organismo intergovernamental que actua na área decomércio e desenvolvimento nos países em desenvolvimento, é indispensável referir a relação entre Cabo Verde e o organismo, focando nos benefícios que este último trouxe para o país.
A metodologia utilizada na elaboração do trabalho baseou-se, fundamentalmente, em pesquisa nos sites que constarão da bibliografia. Isso devido a ausência de mais fontes credíveis, pois ainda não existe em Cabo Verdeoutros meios de pesquisas sobre o tema em analise.

Surgimento da CNUCED (UNCTAD)
A CNUCED é um organismo intergovernamental da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem por desígnio a promoção do tratamento integrado do comércio e do desenvolvimento. Nesse sentido, apóia os países na formulação de políticas internas e internacionais para a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento.Este organismo surgiu de uma proposta de Raúl Prebisch, o primeiro diretor da Cepal (Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe). Prebisch notou que não seria possível para os países da América Latina continuar o processo de desenvolvimento sem a ajuda das exportações, pois a substituição de importações não seria suficiente para sustentar o crescimento de suaseconomias. Mas como aumentar as exportações se esses países não podiam competir com os já industrializados? Era preciso, portanto, mudar as regras do comércio mundial, então regido pelo GATT, o (General Agreement on Trade and Tariffs).
A partir daí, cresceram as preocupações a respeito do desenvolvimento do comércio internacional, levando os países a pensar na conveniência deuma conferência que tratasse especificamente de tais problemas, bem como identificasse as acções internacionais apropriadas.
Assim, em 1964 ocorreu a primeira conferência, em Genebra, Suíça. Essa primeira CNUCED foi transformada ao final do mesmo ano em órgão permanente da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas.
Por conseguinte, a CNUCED foi criada como uma espécie de resposta àpressão dos países em desenvolvimento que, na época, clamavam por regras que diminuíssem as distorções existentes nas relações comerciais multilaterais.
Entendia-se como de extrema importância à convergência de interesses entre o mundo desenvolvido e em desenvolvimento, por meio do comércio e da cooperação internacional. Assim surgiu a CNUCED, como um fórum intergovernamental de diálogo entre oNorte-Sul, bem como de negociações concernentes a matérias ligadas ao desenvolvimento dos países.
Com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC) houve pressões pela extinção da CNUCED. Foi alegado que com o advento dessa última organização (independente das Nações Unidas), a CNUCED se tornaria redundante e desnecessária. No entanto, os países em desenvolvimento e a reestruturação daCNUCED asseguraram a sua sobrevivência.
Estrutura da CNUCED
A CNUCED é formada por 192 estados membros (ver em anexo) do qual faz parte Cabo Verde, as decisões são tomadas por consenso de todos os estados membros.
O secretário-geral da CNUCED é o Dr. Supachai Panitchpakdi, que tomou posse no ano 2005. No desempenho das suas funções, a secretaria trabalha em conjunto com os governos-membros e...
tracking img