Cnn e globalização da informação

Páginas: 20 (4967 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
LICENCIATURA EM GESTÃO DE EMPRESAS

CNN
Globalização da Informação
(Economia Portuguesa e Mundial)

2.º Ano

2.º Semestre

Trabalho elaborado por:
Marilisa Pereira N.º 50049
Paulo Rocha N.º 70155
Sandy Antunes N.º 70123
Susana Magalhães N.º 60100

2008/2009

Resumo

O presente trabalho tem como objectivo oferecer uma síntese sobre a revolução das comunicações e seus impactos anível global. Tratando-se de um tema bastante actual, centra-se a pesquisa nos caminhos da evolução da comunicação e dos seus efeitos catalisadores no panorama actual a nível planetário. No seguimento da pesquisa foram consideradas algumas notícias para servir de ponto de partida para a análise de tais efeitos.

Vivemos perante um cenário marcado por mudanças cruciais e a necessidade deinformação sobre futuros desenvolvimentos tornou-se, portanto, ainda mais vital. O trabalho está assim organizado da seguinte forma: inicialmente são apresentados conceitos importantes para a compreensão do que é a globalização; 2) o tema da comunicação é inserido no contexto de globalização, tomando como ponto de partida a análise da cadeia de televisão CNN; 3) os efeitos da divulgação de informação àescala planetária; 4) são expostas as perspectivas de futuro e, por fim 5) são feitas as conclusões finais.

Palavras – chave:
Globalização, comunicação, efeito
Índice

Introdução 4
Globalização 5
A CNN 8
Repercussões à escala mundial 10
Passado 10
Na actualidade 12
A comunicação da Globalização – Que futuro? 15
Conclusão 16
Bibliografia 17
Netgrafia 18

Introdução

“Asociedade da informação é tão impensável hoje quanto ontem”

Ao longo das últimas décadas a sociedade tem vindo a passar por diversas mudanças a nível de conhecimento. As novas tecnologias da informação estão a integrar o mundo em redes globais de comunicação. A tendência social e política, são a construção de um mundo cada vez mais globalizado e, tal facto, tem se vindo a intensificar com asnovas tecnologias da informação, sendo estas umas importantes ferramentas para a transformação e difusão do conhecimento. O aumento das tecnologias de comunicação e informação impulsiona ainda mais o fenómeno de mudança comportamental no mundo, isto acontece porque todos os envolvidos com estas mudanças têm que se adaptar a elas para conseguirem “sobreviver no mercado actual” e na vida de um modogeral. O processo de globalização tem evoluído à mesma velocidade em que os meios de comunicação se vêm aperfeiçoando e expandido as suas fronteiras, podendo afirmar-se que a globalização é, em grande parte, devida á revolução das tecnologias da informação e comunicação. Vários exemplos do mundo real, no passado (CNN na Guerra do Golfo); (CNN - 11 de Setembro); Internet; GPS, mostram que cada vezmais a informação chega mais rápido e com mais voracidade e, que quem não estiver preparado para receber a informação no momento certo, poderá “ficar para trás” e perder a oportunidade de evoluir num mundo em constante interacção e rotação.
A globalização é um processo que se inicia com a comunicação, facto que lhe advém inúmeras vantagens, todavia apresenta sempre riscos e desafios.

O presentetrabalho visa então aprofundar esta temática da Globalização ao nível da revolução na comunicação, focalizando a evolução da primeira rede mundial consagrada à informação – CNN – Cable New Network, que encarna um dos grandes aspectos da globalização, tornando-se também um dos grandes exemplos da mesma. A comunicação favorece as relações económicas no mundo, o diálogo político e tem, sem dúvida umimportante papel em termos de culturais e sociais. Sendo assim, o objectivo será compreender as repercussões psicossociais, políticas e económicas no mundo - efeito CNN – que se revela efectivamente ser um poderoso “activador” de mudanças mundiais, todavia, mais que produzi-las há que acompanhá-las.

Globalização

O mundo está em constante mudança, as forças da tecnologia, da liberdade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização e Informação
  • “Sociedade da informação, globalização e suas implicações”
  • Tecnologia da informação e globalização
  • informação e globalização na era do conhecimento
  • Era da Informação, globalização, negócios e comercio internacional.
  • Caso CNN
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!