Cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso de Sistema de Informação

CMMI

Rio de Janeiro
2009

O QUE É CMMI?
O CMMI – Capability Maturity Model Integration é um modelo de qualidade mantido pelo SEI(Software Engineering Institute) - órgão da Universidade Carnegie Mellon, patrocinado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Podemos fizer que o CMMI é um framework para melhoria deprocessos de software. Abrangem todo processo de desenvolvimento melhoram drasticamente a qualidade dos projetos. Ele diz o que fazer, mas não o como.
O CMMI não é uma metodologia ou ciclo de vida de projetos.
Os processos de negócio e o desenvolvimento de soluções com engenharia de software são o foco do CMMI. Pela sua estrutura e abrangência poderíamos até dizer que o CMMI “poderia” ser utilizadopara outros negócios que não “Software”. Ou seja, várias de suas práticas podem ser utilizadas à projetos de construção civil, administração, marketing e diversos outros.
O CMMI ajuda à organização aprimorar seus processos e se tornar mais madura e eficiente. Os modelos de capacidade e maturidade atingidos em seus níveis ajudam a prever o comportamento de um determinado processo diante do cenário aoqual o projeto se encontra. Em resumo, pode-se saber se o projeto vai ou não dar certo. Na organização, ele ajuda a mesma a conhecer a si própria e sua performance.
Quando entendido e conhecido, o CMMI ajuda as pessoas a identificar o que realmente tem valor e focá-lo. Com isso, otimizam-se os processos e melhora a rentabilidade da organização.
Em resumo, o CMMI é um modelo para a melhoriacontínua de processos que “amadurece” as organizações e torna-as mais competitivas.

ENTENDENDO O CMMI DE UM JEITO SIMPLES E FÁCIL...
CMMI Nível 1
Antes de tudo, não existe avaliação CMMI nível 1, mas esta é uma classificação que pode ser dada a toda empresa que não foi avaliada em um nível de maturidade CMMI.
É o que é feito na maioria das empresas, requisitos entram e o produto sai, mas não sesabe ao certo como ele saiu e o que foi necessário para conseguir isto.

CMMI Nível 2
O CMMI nível 2 implementa a Gestão. Neste ponto, cria-se o plano de projeto e os projetos são tocados de forma organizada e sistematizada. Inicia-se a medir as coisas e analisar o desempenho, assim as decisões são tomadas com mais embasamento. Gestão é a palavra chave do CMMI nível 2.

CMMI Nível 3
Nonível 3 aprende-se a conhecer mais profundamente os processos e o que tem dentro deles, suas caixinhas pretas diminuem e você consegue gerenciar melhor seus projetos.
Além do desempenho geral você começa a medir e analisar outros fatores dentro de seus projetos e da própria organização.
Existem várias áreas de processo que dão um retorno bem interessante como “gerencia de riscos”,“Treinamento Organizacional”, “Foco no processo” e outras.

CMMI Nível 4
Neste ponto você deve conhecer os fatores que realmente influenciam no desempenho de seus processos e atendimento dos objetivos de negócio. Aqui você cria modelos para predizer o que vai acontecer de acordo com o desempenho atual de seus processos. As caixinhas pretas agora são conhecidas e você sabe o real desempenho decada uma.

CMMI Nível 5
Bom, se você chegou até aqui, isso quer dizer que a melhoria continua se tornou o modo de vida da organização. Neste ponto você conhece o que realmente influencia o desempenho de seus processos e cria projetos para melhorar ainda mais os mesmos. Estatística (de verdade) é o ponto chave nos níveis 4 e 5.

CMMI: AJUDA OU ATRAPALHA?
Podemos dizer que quanto mais maduroo processo de uma organização, maior a qualidade do produto final oriundo do mesmo.
O SEI acredita que o modelo CMMI também facilita para que a organização consiga elaborar o produto final do seu projeto com meios para que o custo, o esforço real, e qualquer outra variável relevante ao processo, não se desviem muito do estimado e que tenha a melhor produtividade possível. E tudo isso...
tracking img