Cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas (Systems Engineering (SE), Software Engineering (SW), Integrated Product and Process Development (IPPD), Supplier Sourcing (SS)). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI éuma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.
O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. Há uma ênfase tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software, e há uma integração necessária para o desenvolvimento e a manutenção.
A versão atualdo CMMI (versão 1.3) foi publicada em 27 de outubro de 2010 e apresenta três modelos:
* CMMI for Development (CMMI-DEV), voltado ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.
* CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), voltado aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços.
* CMMI for Services (CMMI-SVC), voltado aos processos de empresas prestadoras de serviços.
Uma daspremissas do modelo é "A qualidade é influenciada pelo processo", e seu foco é "Melhorar processo de uma empresa".

O CMMI surgiu durante a década de 1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software peloDepartamento de Defesa dos Estados Unidos que desejava ser capaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam emlicitações como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados. Para desenvolver esse processo, o DOD contituiu junto a Carnegie-Mellon University o SEI (Software Engineering Institute), o qual além de ser responsável pela evolução da família CMM, realiza diversas outras pesquisa em engenharia de software.
Os processos de melhoria nasceram de estudos realizados porDeming (Out of the Crisis), Crosby (Quality is Free: The Art of Making Quality Certain) e Juran, cujo objetivo principal era a melhoria da capacidade dos processos. Entende-se por capacidade de um processo a habilidade com que este alcança o resultado desejado.
Um modelo tem como objetivo estabelecer - com base em estudos, históricos e conhecimento operacional - um conjunto de "melhores práticas" quedevem ser utilizadas para um fim específico.
O CMMI tem como origens em três outros modelos de maturidade - SW-CMM (SEI Software CMM), EIA SECM (Electronic Industries Alliances's Systems Engineer Capability Model) e IPD-CMM (Integrated Product Development CMM).

O CMMI foi construído considerando três dimensões principais: pessoas, ferramentas e procedimentos. O processo serve para unir essasdimensões.
O processo inclui três disciplinas ou corpos de conhecimento (body of knowledges), sendo elas:
* Engenharia de sistemas
* Engenharia de software
* Engenharia de hardware
A engenharia de software é similar à engenharia de sistemas em relação às áreas de processo, apenas com enfoque diferente nos processos. As áreas de processo requeridas para engenharia de sistemas são asmesmas para engenharia de software, mas o nível de maturidade que é diferente.
Representações
O CMMI possui duas representações: "contínua" ou "por estágios". Estas representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse.
[editar] Representação Continua
Possibilita à organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos denegócio da empresa. É caracterizado por Níveis de Capacidade (Capability Levels):
* Nível 0: Incompleto (Ad-hoc)
* Nível 1: Executado
* Nível 2: Gerenciado / Gerido
* Nível 3: Definido
Nesta representação a capacidade é medida por processos separadamente, onde é possível ter um processo com nível um e outro processo com nível cinco, variando de acordo com os interesses da...
tracking img