Cmmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O CMMI é uma certificação de maturidade do processo de desenvolvimento de software. Mais do que isso tem sido apontado como uma garantia de qualidade para o mercado que reconhece no CMMI a garantia de um processo otimizado, correto e estável. Os processos de implantação, por mais traumáticos que sejam, garantem, ao final, uma relação muito vantajosa. Sendo a evolução de um processoanterior - o CMM - o CMMI faz com que o seu próprio desenvolvimento seja um exemplo de boa prática. Mais do que uma metáfora, representa uma preocupação em padronizar e qualificar o processo de desenvolvimento do software.

O QUE É CMMI?

O SEI (Software Engineering Institute - Instituto de Engenharia de Software) dos Estados Unidos criou na década de 80 o CMM (Capability MaturityModel - Modelo de Maturidade da Capacitação), para avaliar a qualidade dos softwares desenvolvidos pelas empresas de desenvolvimento. Desde 1991, surgiram diversos CMMs, com foco em desenvolvimento de sistemas, engenharia de software, aquisição de software, desenvolvimento de produtos e processos, entre outros. Apesar de esses modelos serem úteis para as organizações, a excessiva diversificaçãotornou-se problemática, principalmente a questão da comunicação entre eles. Cada um desses modelos tinha que ser avaliado separadamente, gerando mais custos. Para resolver este problema de diversidade de CMMs e criar uma integração entre eles, foi criado o CMMI (Capability Maturity Model Integration - Modelo de Maturidade da Capacitação Integrado), que é nada mais que a unificação dos diversos CMMs.O CMMI diz o que fazer, mas não o como fazer. Este modelo não é uma metodologia ou ciclo de vida de projetos. Este modelo se propõe a fornecer recursos para a melhoria dos processos das organizações e também para melhoria do gerenciamento, desenvolvimento e manutenção dos seus produtos (que nada mais são que o software). Podemos dizer que ele seja um framework para melhoria deprocessos de software.


O Departamento de TI das organizações é uma área que possui um forte ritmo de trabalho, devido ao fato de ter obrigatoriamente contato com todas as outras áreas da empresa, fornecendo-lhes ferramentas que possibilitem aumento da produtividade e auxiliem no processo de tomada de decisão. Para que isso se torne realidade, é de extrema importância que os processosde negócio estejam adaptados ao dia a dia da empresa e documentados. A organização deve possuir padrões e ferramentas, aplicadas e utilizadas regularmente, buscando resultados. Se isso não acontecer, as áreas de sistemas passam a atuar por reação, o que em geral não torna viável alcançar os resultados esperados pela organização. Faz-se necessário então o foco no planejamento, tendo em vista adiminuição dos erros e a necessidade de trabalho repetitivo na área de sistemas. Sendo desta forma o CMMI ajuda os gerentes de projetos de software como instrumento para a melhoria dos processos de negócio da organização, ajudando no desenvolvimento, na compra e na manutenção de produtos e serviços de software. Os processos de negócio e o desenvolvimento de soluções com engenharia de software são ofoco do CMMI. Ele organiza as práticas empresarias que já são consideradas efetivas, em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria e também fornece um guia para a implantação dessas melhorias.


O CMMI apresenta um nível de maturidade a ser alcançado pelas empresas, visando ajudá-las no desenvolvimento e manutenção dos projetos de software ecomo também melhorar a qualidade de seus processos. Suas KPAs (Key Process Areas ou Áreas chave de processo) abrangem todo processo de desenvolvimento e melhoram consideravelmente a qualidade dos projetos. O CMMI possui duas representações. Estas representações permitem a organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse.

Estas representações são:...
tracking img