CMMI NIVEL 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Disciplina: Qualidade de Software












CMMI® (Capability Maturity Model® Integration – Modelo Integrado de
Maturidade e de Capacidade)
Nível 3 - Definido


























São Paulo
2014
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Disciplina: Qualidade de Software













CMMI® (Capability Maturity Model® Integration – Modelo Integrado de
Maturidade e deCapacidade)
Nível 3 - Definido









Projeto apresentado à Universidade Nove de Julho, UNINOVE, em cumprimento parcial às exigências da disciplina de Qualidade de Software, sob orientação do Prof. Renato Penha.
.









Felipe Fornazari Vilela, RA 312106958.
Johnnatan Jeffrey Filipi Nazareth, RA 312111270
Rodrigo de Souza Teixeira, RA 312102218.
Resumo
O CMMI® (Capability Maturity Model® Integration –Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade) é um modelo de maturidade para melhoria de processo, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção.
Palavras chave: CMMI, Ciclo de Vida , Modelo Integrado de Maturidadee de Capacidade


Abstract
CMMI® (Capability Maturity Model® Integration) models are collections of best practices that help organizations to improve their processes. These models are developed by product teams with members from industry, government, and the Software Engineering Institute (SEI). This model, called CMMI for Development (CMMI-DEV), provides a comprehensive integrated set ofguidelines for developing products and services.
Key words: CMMI, Life Cycle Development, Capability Maturity Model Integration

Sumário
Resumo 3
Abstract 3
1. Introdução 5
2. Disciplinas do CMMI 6
3. As diferentes abordagens do CMMs. 6
4. CMMI: Representação por estágios 7
5. Nível 3 – Definido 9
6. CMMI: Representação Continua 11
7. Nível 3: Definido 13
8. Comparação entre as representações 14

Figura 15
Figura 2 – Estrutura do CMMI por estágios 7
Figura 3 - Nível de maturidade do CMM 9
Figura 4 - Áreas de processo - CMMI por estágios 10
Figura 5 - Estrutura da Representação Contínua do CMMI 11
Figura 6 - Áreas de processos na representação contínua 12


1. Introdução

(Koscianski & Soares, 2007)Com o sucesso do SW-CMM®, novos modelos semelhantes foram criados para diversas áreas, como gestãode recursos humanos(P-CMM), de aquisição de software (SA-CMM®) e de engenharia de sistemas (SE-CMM®). Entretanto, os diversos padrões apresentam estruturas, formatos e termos diferentes, causando confusão quando é necessário o uso de mais de um deles simultaneamente. Com a finalidade de integrar os diversos modelos criados e como uma evolução do CMM® foi criado o CMMI®.
Durante o desenvolvimentodo CMMI® (Capability Maturity Model® Integration), houve preocupação com sua futura evolução. Desta forma, foi projetado prevendo a possibilidade de integração com outros modelos. Todos os textos desenvolvidos são consistentes e compatíveis com a ISSO/IEC TR 15504.
(SEI, 2014)Sobre modelos e maturidade de software. Em suas pesquisas para auxiliar organizações a desenvolver e manter produtos eserviços com qualidade, o SEI (Software Engineering Institute) encontrou várias dimensões em que uma organização pode focar esforços para melhorar seus negócios. A Figura 1 ilustra as três dimensões críticas nas quais as organizações geralmente concentram-se: pessoas, procedimentos e métodos, e ferramentas e equipamentos.



Figura 1

O objetivo do CMMI é servir de guia para a melhoria de processosna organização e também da habilidade dos profissionais em gerenciar o desenvolvimento, aquisição e manutenção de produtos ou serviços. Assim como no caso do SW-CMM, espera-se que com o uso do CMMI a organização seja mais eficiente, respeitando seus próprios prazos e construindo software com menos erros. Alguns estudos indicam que, de fato, esses objetivos tem sido atingidos.
Alguns termos...
tracking img