Cmmi nível 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1 CMMI 5
1.1 PROJETO PARA ATINGIR AS METAS DO CMMI NÍVEL 2 5
2 ÁREAS DE PROCESSO - (ACP - AGILE CMMI PROCESS) 6
2.1 GESTÃO DE REQUISITOS (REQM) 6
2.2 PLANEJAMENTO DE PROJETO (PP) 7
2.3 MONITORAMENTO E CONTROLE DE PROJETO (PMC) 8
2.4 GESTÃO DE ACORDO COM OS FORNECEDORES (SAM) 8
2.5 MEDIÇÃO E ANÁLISE (MA) 9
2.6 GARANTIA DA QUALIDADE DE PROCESSO E DE PRODUTO (PPQA)9
2.7 GESTÃO DE CONFIGURAÇÃO (CM) 9
3 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA 10
CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO
O projeto CMM Integration foi formado para solucionar os problemas de uso múltiplo dos CMMs em um framework único de melhoria, o framework CMMI. Apesar de o CMMI prover uma cobertura mais detalhada do ciclo de vida dos produtos que o uso isolado de outros processos de melhoria,ainda assim não pode ser visto como uma metodologia pronta para ser utilizada pelas organizações.
Cada organização deve mapear as áreas de processo do nível CMMI desejado à sua metodologia, aos seus métodos e técnicas de desenvolvimento de produtos e sistemas, levando também em consideração os objetivos de negócio da organização. Tanto o CMMI como as demais normas e modelos, dizem “o que” fazer enão “como” fazer. Esse "como" é um trabalho adicional bastante grande que as ODS (Organizações Desenvolvedoras de Sofware) têm que realizar quando da implementação dessas normas e modelos.
Para esse trabalho, normalmente as ODS buscam no mercado, empresas de consultoria que possuem experiência em implementação. Essas consultorias são indicadas porque aumentam significativamente a qualidade e avelocidade dos resultados. Devido às novas exigências de mercado, quer sejam para o estabelecimento de um diferencial competitivo, no caso da área privada, quer sejam para dar visibilidade da empresa pública e seus serviços para o cidadão, no caso da área pública, as ODS cada vez mais procuram a implementação de modelos de qualidade que garantam uma maior gerência e controle do desenvolvimento emanutenção de seus produtos e serviços. Tipicamente, esses modelos afetam a organização inteira, embora alguns modelos possam ser implementados em partes. Isso causa uma mudança bastante grande nos procedimentos e envolve, também, uma mudança grande na cultura da organização. Esse fator aumenta significativamente o risco do processo de implementação e deve ser tratado de forma cautelosa.
Outraconsideração a ser feita é que, normalmente, a implementação destes modelos requerem um tempo longo. Na área de Gerência de Projetos, sabe-se que projetos longos aumentam significativamente as chances de fracassarem, por isso, uma implementação com essas características requer muito planejamento e acompanhamento.

1 - CMMI
O CMMI consiste das melhores práticas que envolvem o desenvolvimento emanutenção de produtos e serviços, abrangendo o ciclo de vida do produto desde sua concepção até a entrega e manutenção. O projeto CMM Integration foi formado para solucionar os problemas de uso múltiplo dos CMMs. A missão do time do produto CMMI foi combinar três modelos originais, baseado na sua grande adoção nas comunidades de engenharia de software e de sistemas:
* The Capability Maturity Modelfor Software (SW-CMM);
* The Systems Engineering Capability Model (SECM);
* The Integrated Product Development Capability Maturity Model (IPD-CMM).
Foi realizada a combinação desses modelos (bem como as melhorias que resultaram das revisões destes) em um framework único de melhoria, o CMMI, que é considerado, então, o sucessor desses modelos. O framework CMMI também foi projetado parasuportar futuras integrações de outras disciplinas e foi desenvolvido para ser consistente e compatível com a ISO/IEC 15504 (também conhecida como SPICE – Software Process Improvement and Capability Determination).
Existem dois tipos de representações de modelos CMMI: por estágios (staged) e contínua (continuous). A representação por estágios é o método utilizado no software CMM. Este é um...
tracking img