Cm 70 11 1S 1bim Quimica Aluno

5890 palavras 24 páginas
Química
Aluno

Caderno de Atividades
Pedagógicas de
Aprendizagem
Autorregulada - 01
1ª Série | 1° Bimestre

Disciplina

Curso

Bimestre

Série

Matemática

Ensino Médio





Habilidades Associadas
Estabelecer a diferença entre transformação química e transformação física, evidenciando a reversibilidade ou irreversibilidade desses fenômenos.
Identificar as características dos materiais nos diferentes estados físicos.
Compreender, representar e interpretar graficamente os processos de mudança de estado físico
(temperatura X tempo) da água e outras substâncias.
Interpretar graficamente a mudança de estado físico de uma substância pura e de misturas.
Identificar pressão e temperatura como fatores importantes durante a mudança de estado físico de uma substância. Identificar ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade como propriedades dos materiais.
Compreender os principais processos utilizados para a separação de misturas, isto é: filtração, decantação, destilação. Estabelecer diferença entre substância simples e substância composta.

Apresentação
A Secretaria de Estado de Educação elaborou o presente material com o intuito de estimular o envolvimento do estudante com situações concretas e contextualizadas de pesquisa, aprendizagem colaborativa e construções coletivas entre os próprios estudantes e respectivos tutores – docentes preparados para incentivar o desenvolvimento da autonomia do alunado.
A proposta de desenvolver atividades pedagógicas de aprendizagem autorregulada é mais uma estratégia pedagógica para se contribuir para a formação de cidadãos do século XXI, capazes de explorar suas competências cognitivas e não cognitivas. Assim, estimula-se a busca do conhecimento de forma autônoma, por meio dos diversos recursos bibliográficos e tecnológicos, de modo a encontrar soluções para desafios da contemporaneidade, na vida pessoal e profissional.
Estas atividades pedagógicas autorreguladas propiciam aos alunos o desenvolvimento das habilidades e

Relacionados