Cluster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Panorama de ferramentas para gerenciamento de clusters∗
Claudio Schepke, Tiarajú A. Diverio Programa de Pós-Graduação em Computação Instituto de Informática, UFRGS {cschepke,diverio}@inf.ufrgs.br Resumo
O uso de clusters tem sido uma das alternativas mais adotadas para o desenvolvimento de sistemas computacionais paralelos. No entanto, a configuração e manutenção deste tipo de arquiteturaenvolve diversos fatores, sendo simplificada pela existência de ferramentas específicas para cada problema. Neste trabalho serão apresentadas algumas ferramentas que facilitam a instalação de sistemas operacionais e programas que possibilitam o gerenciamento e monitoração de todo o sistema, buscando descrever as diferentes alternativas existentes para cada caso.

Marcelo V. Neves, Andrea S. CharãoLaboratório de Sistemas de Computação Curso de Ciência da Computação, UFSM {veiga,andrea}@inf.ufsm.br
sentar as características de algumas ferramentas que permitam realizar diferentes tarefas relacionadas ao gerenciamento de clusters. A próxima seção descreve alguns recursos que facilitam a instalação, utilização e manutenção do sistema. A seção 3 apresenta as ferramentas de escalonamento detarefas. Na seqüência são discutidas as características de alguns programas de monitoração utilizados atualmente. Por fim são apresentadas as conclusões obtidas com a realização do trabalho.

2. Instalação do Sistema
2.1. Mecanismos de Instalação Automática

1. Introdução
Clusters são comumente utilizados em aplicações de simulação, biotecnologia, petroquímica, modelagem de mercados financeiros,mineração de dados, processamento de imagens e servidores de música e jogos para a Internet. Um cluster é um conjunto de computadores independentes conectados por rede que formam um sistema único através do uso de software [1]. Em geral clusters são classificados segundo alguns critérios. Um cluster é dito homogêneo quanto todos os nós da máquina possuem a mesma configuração; caso contrário eles sãoconhecidos como heterogêneos. Já o número de processadores existentes por máquina permite a classificação entre mono (um processador) ou multiprocessados (vários processadores), sendo freqüente neste último caso a utilização de dois processadores. Uma terceira classificação leva em conta o modo de configuração do cluster. Neste caso, um cluster pode ser formado através de um determinado número decomputadores ou até de constelações (cluster de clusters) [19]. O gerenciamento de clusters envolve diversos fatores, desde a instalação do sistema operacional, até a definição de ferramentas para a configuração, manutenção, monitoramento e escalonamento de tarefas. Este artigo busca apre∗ Este trabalho é fomentado pelo CNPq.

Clusters são geralmente formados por um número bastante grande decomputadores. A instalação e configuração individual de cada sistema operacional para cada máquina pode levar muito tempo. Como em geral as máquinas utilizam o mesmo sistema operacional é possível fazer uso de um mecanismo automático de instalação. Para tanto existem diversas ferramentas. A seguir serão apresentadas algumas delas, buscando descrever as suas principais características. • Kickstart [16]:é um sistema desenvolvido para RedHat Linux que permite colocar todas as seleções que o usuário faria na instalação manual, como seleção da linguagem, partições, pacotes a serem instalados, etc, em um arquivo de configuração, eliminando toda iteração com o usuário. • FAI (Fully Automatic Installation) [7]: é um conjunto de scripts e arquivos de configuração para instalação automatizada de sistemaDebian Linux em um agregado com um grande número de nós. FAI é um método escalável, onde cada nó realiza a sua própria instalação a partir de um arquivo de configuração de um servidor. Para tanto, um nó cliente carrega um sistema temporário, via rede ou disquete, que começa a instalação propriamente dita.

• Replicator [3]: outro recurso desenvolvido exclusivamente para sistemas Debian Linux,...
tracking img