Cluster de bewolf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As empresas buscam por alta disponibilidade de seus serviços, permitindo de maneira ininterrupta o acesso às informações, possibilitando atender as necessidades de seus clientes e assim, consolidando seus negócios. O Cluster surge como uma solução para compor um ambiente computacional, realizando grandes tarefas. Trata-se de um sistema composto de um grupo de computadores quetrabalham em harmonia, tornando-se um único sistema, objetivando alta disponibilidade nas aplicações e serviços, balanceamento de carga e distribuição de tarefas, mesmo que ocorra falha em um dos nós. Assim sendo, os usuários terão a sensação de estarem utilizando um único sistema, ou seja, permite uma transparência do sistema, onde, a confiança, a distribuição e a performance geral elevam-segradativamente.

A área de aplicação dos clusters é muito diversificada. Em qualquer local onde tivermos um grande problema computacional em que o processamento paralelo seja considerado uma vantagem, pode ser indicada para utilização em um cluster. Basicamente, para qualquer aplicação que exija processamento pesado, aplicação crítica, ou seja, aplicações que não podem parar de funcionar ounão podem perder dados e na solução de diversos problemas que envolvem grande volume de processamento.

O rápido incremento de utilização da Web veio revelar algumas fragilidades nos “sites” mais visitados. Um Beowulf pode distribuir carga e aumentar a capacidade de resposta. Este tipo de funcionalidade, vulgarmente designada por "load balancing", tem tido uma procura crescente por partedas empresas que pretendem disponibilizar conteúdos a universos muito grandes de utilizadores. Nomeadamente, os problemas criptográficos são um caso particular da classe NP-completo. Estes problemas são aqueles que não são possíveis encontrar a solução do problema em tempo polinomial, mas dada um provável solução é possível determinar se é ou não solução em tempo polinomial.

A verificaçãodas possíveis soluções poderá claramente beneficiar da paralelização de programas mutuamente independentes.
A inteligência artificial já utiliza há bastante tempo processamento paralelo. Esta utilização é essencial para o desenvolvimento de redes neurais e algoritmos genéticos. Estas áreas caracterizam-se pela utilização de algoritmos.



2 -Cluster Beowulf
O nome Beowulf derivade um épico inglês que conta a historia de um herói que salvou um reino dinamarquês de um monstro chamado Grendel. Em 1993, Donald Becker e Thomas Sterling começaram a esboçar os contornos de uma mercadoria com base em cluster projetado como um sistema de custo-eficaz alternativo para os supercomputadores. No inicio de 1994, trabalhando no CEDIS (Centro de Excelência em Ciência da Informação e emDados Espaciais) sob o patrocínio do projeto HPCC/SEE, o projeto Beowulf foi iniciado.
O protótipo inicial era um cluster composto de 16 processadores DX4 conectados por um canal Ethernet. A maquina foi um sucesso instantâneo e a idéia de proporcionar COTS (Commodity Off the Shelf) baseado em sistemas computacionais para satisfazer requisitos específicos se espalhou rapidamente através daNASA e para as comunidades acadêmicas e de pesquisa.
Uma medida não técnica de sucesso é a observação de que os pesquisadores no interior da comunidade de Computação de Alto Desempenho agora se referem a essas maquinas como “Classe de computadores cluster Beowulf”. Clusters Beowulf são agora reconhecidos como genero dentro da comunidade HPC.
O primeiro cluster Beowulf foi construídocom processadores DX4 e 10Mbit Ethernet. Os processadores eram muito rápidos para uma única Ethernet e Ethernet switches ainda eram caros. Para equilibrar o sistema, Don Becker reescreveu seus drivers Ethernet para Linux e construiu um “canal ligado” aonde o trafego de rede Ethernet foi distribuído em dois ou mais Ethernets.
No final de 1997, uma boa escolha para um sistema equilibrado...
tracking img