Clps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA
Turma: 2 - Noturno

CLP
Controlador Lógico Programável



Cristiane Guimarães Adriano de Souza– N° 09
Disciplina: Automação e Robótica II
Prof° Rogério

Londrina
2011

INTRODUÇÃO
O controlador lógico programável éum dispositivo eletrônico dotado de um microprocessador capaz de controlar e gerenciar máquinas, sistemas e processos industriais. Utiliza em sua memória um programa capaz de executar tarefas específicas, operações lógicas, operações matemáticas, energização e desenergização de relés, temporização, contagem e manipulação de variáveis de oito ou dezesseis bits etc
A programação de ControladoresLógico Programáveis (CLPs) denominada de diagrama de contatos, ou Ladder que em inglês significa “escada”, nome este dado por causa da similaridade da linguagem com o objeto de uso diário.

2 DEFINIÇÃO DOS CLPS
Os CLPs ou Controladores Lógico Programáveis podem ser definidos, segundo a norma ABNT, como um equipamento eletrônico-digital compatível com aplicações industriais, também sãoconhecidos como PLCs, em inglês: Programmable Logic Controller.
O primeiro CLP data de 1968 na divisão de hidramáticos da General Motors. Surgiu como evolução aos antigos painéis elétricos, cuja lógica fixa tornava impraticável qualquer mudança extra do processo. A tecnologia dos CLPs só foi possível com o advento dos chamados Circuitos Integrados e da Evolução da Lógica Digital. As principaisvantagens:
a) fácil diagnóstico durante o projeto
b) economia de espaço devido ao seu tamanho reduzido
c) não produzem faíscas
d) podem ser programados sem interromper o processo produtivo
e) possibilidade de criar um banco de armazenamento de programas
f) baixo consumo de energia
g) necessita de uma reduzida equipe de manutenção
h) tem a flexibilidade para expansão do número de entradase saídas
i) capacidade de comunicação com diversos outros equipamentos, entre outras

2.1 Histórico
O termo CLP surgiu em meados da década de 60 nos Estados Unidos em razão da dificuldade de se atualizar sistemas elétricos convencionais baseados em relés. Foi desenvolvido para aplicação em unidades das fabricas da General Motors, a empresa montadora de automóveis tinha uma grandedificuldade de atualizar seus sistemas automáticos de montagem sempre que mudava ou alterava um modelo de automóvel ou método de produção, seus técnicos passavam horas ou até mesmo semanas fazendo alterações em painéis de controle, mudando fiação,  relés, temporizadores e coisas do gênero, isso trazia à empresa grande ociosidade e baixa produtividade, uma vez que os painéis eram modificados e, seexistissem erros de montagem, o tempo para reparo era demasiadamente longo. Dessa necessidade surgiu então o CLP, um dispositivo com flexibilidade comparado ao computador que poderia ser programado em pouco tempo e operado pelos técnicos e engenheiros da fábrica, trazia a funcionalidade de se poder instalar em ambiente industrial, podia suportar extremos de temperatura, poeira, vibração, umidade etc.Outra grande vantagem para a época, a tecnologia de estado sólido, os transistores substituíam os relés e suas partes móveis, que comumente apresentavam desgaste e paravam de funcionar, acarretando assim perda de produtividade e aumento de custos nas linhas de produção.
Por volta de 1969 os CLPs já estavam difundidos por todo o país, com uma incrível aceitação pelas indústrias devido a suafacilidade de instalação e confiabilidade, até mesmo os primeiros CLPs da época eram considerados mais confiáveis do que os sistemas baseados em relés e temporizadores mecânicos utilizados naquele período. Os CLPs apresentavam-se  em tamanhos reduzidos e podiam ser substituídos de forma mais rápida e eficiente, pois sua estrutura modular trazia essa funcionalidade. Porém o fato que mais alavancou o...
tracking img