Clp e cnc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior de Tecnologia Mecânica
Modalidade: Processos de Produção

Disciplina: Tecnologia de Dispositivos
Prof°. Antônio Garcia Netto

Alunos:





CLP

Introdução:
A cada dia que passa, mais intensa torna-se a automação em todos os processos de produção. A padronização dos procedimentos nesse sentido leva a um grupo de dispositivos que hoje é encontrado praticamente emtodas as aplicações industriais: o Controle Lógico Programável ou simplesmente CLP.
Quando se fala no controle de processos industriais, o primeiro requisito que nos vem à mente é a eficiência e simplicidade de uso. O emprego de computadores no controle de processos é fundamental, no entanto, existem os casos em que as máquinas devem tomar, por si só, todas as decisões. Para estafinalidade elas precisam ser dotadas de “inteligência artificial” e esta inteligência está nos dispositivos denominados CLPs.
Os CLPs surgiram para substituir painéis de controle a relé, na década de 60. A grande vantagem dos controladores programáveis era a possibilidade de reprogramação. Já os painéis de controle a relés necessitavam modificações na fiação, o que muitas vezes era inviável,tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo. Portanto, os CLPs permitiram transferir as modificações de hardware em modificações no software.

O que é:
Um Controlador Lógico Programável, conhecido também por suas siglas CLP ou sigla de expressão inglesa PLC (Programmable Logic Controller), é um computador especializado, baseado num microprocessador que desempenha funções decontrole de diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado número de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S).
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),CLP é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo aNEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, seqüenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.
Um CLP é o controlador indicadopara lidar com sistemas caracterizados por eventos discretos (SEDs), ou seja, com processos em que as variáveis assumem valores zero ou um (variáveis ditas digitais, ou seja, que só assumem valores dentro de um conjunto finito). Podem ainda lidar com variáveis analógicas definidas por intervalos de elementos variáveis de valores de corrente ou tensão elétrica.
Os CLP's estão muito difundidos nasáreas de controle de processos ou de automação industrial. No primeiro caso a aplicação se dá nas industrias do tipo contínuo, produtoras de líquidos, materiais gasosos e outros produtos, no outro caso a aplicação se dá nas áreas relacionadas com a produção em linhas de montagem, por exemplo na indústria automotiva.
Num sistema típico, toda a informação dos sensores é concentrada no controlador(CLP) que de acordo com o programa em memória define o estado dos pontos de saída conectados a atuadores.
Os CLPs tem capacidade de comunicação de dados via canais seriais. Com isto podem ser supervisionados por computadores formando sistemas de controle integrados. Softwares de supervisão controlam redes de Controladores Lógicos Programáveis.

Construção do equipamento
A construção básica comtodos os componentes necessários está apresentada na figura 01.
A fonte de alimentação por exemplo, gera através da alimentação da rede a tensão necessária ( 5V ) para os demais módulos.
Nos controladores maiores a fonte de alimentação está integrada no rack pra montagem dos módulos de I/O.
A alimentação para os sensores, atuadores e sinalizadores acima de 5V ( 24V até 220V ) deve ser...
tracking img