Clp - weg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEGWEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CL IENTES - CTC

KIT CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP) - MANUAL DO ALUNO

CENTRO DE TREINAMENT O DE CLIENTES - CTC

KIT DIDÁTICO CONTROL ADOR LÓGICO PROGR AMÁVEL - CLP MANUAL DO ALUNO

Manual do kit didático de controlador programável (CLP) – manual do aluno

JARAGUÁ DO SUL - SC

11338325.01/122009 Sujeito a alteraçõessem aviso prévio.

“Se faltam máquinas, você pode comprá-las; se não há dinheiro, você toma emprestado; mas homens você não pode comprar nem pedir emprestado; e homens motivados por uma idéia são a base do êxito.” Eggon João da Silva.
Sócio-fundador da WEG.

RESUMO

O que se apresenta neste material é uma série de experiências práticas que visam enriquecer o conteúdo teórico administradonos cursos voltados às áreas que operam com eletricidade e automação industrial. As experiências e diagramas foram confeccionados de maneira que estudantes possam tirar o máximo de proveito da estrutura montada para fins didáticos, além é claro, de contribuir para a aprendizagem significativa. Dentre todas as tarefas sugeridas, há um apanhado de sugestões de programas que abordam desde a maissimples aplicação do CLP até sistemas de automação mais elaborados. A seqüência na qual as tarefas são apresentadas obedecem uma ordem que visa oportunizar um gradual aumento das habilidades técnicas, e acima de tudo ao raciocínio lógico relacionados ao uso e programação de CLP´s, de forma a permitir que o usuário da bancada possa desenvolver novos projetos a partir daqueles que já utilizou ou até mesmoconstruir novas formas de utilização do equipamento eletrônico aqui tratado. Palavras-chave: Eletricidade, Automação Industrial, Controlador Programável (CLP).

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ............................................................................................................6 1 INSTALAÇÃO DO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO ..............................7 2 VISÃO GERAL DO SOFTWARE DEPROGRAMAÇÃO .............................8 3 PROGRAMAÇÃO DA INTERFACE HOMEM-MÁQUINA (IHM) ................24 4 MÓDULOS DE EXPANSÃO DE ENTRADAS/SAÍDAS ANALÓGICAS ....34 5 EXERCÍCIOS DE PROGRAMAÇÃO .........................................................37

Kit Controlador Lógico Programável (CLP) – Manual do Aluno

6

INTRODUÇÃO

É com grande satisfação que a WEG preparou este material paravocê! Todo o conteúdo que você está recebendo foi construído de maneira a oportunizar o aprendizado prático e permitir a observação dos efeitos criados pelos fenômenos eletromagnéticos ou puramente elétricos que ocorrem isoladamente ou devido a um conjunto de acontecimentos capazes de promover um objetivo maior. Dentro de instantes você vai acessar a série de experimentos que poderão ser realizadospor você e que permitirão a observação das possibilidades que se mostram a você a partir da introdução teórica tratada pelo professor. As montagens práticas e as programações possíveis de serem efetuadas compreendem desde a mais simples utilização do CLP até comandos mais elaborados simulando controle de processos mais complexos. O que a WEG espera é que com o uso deste material você possa tirar omáximo de proveito da bancada didática que está a sua disposição. Seguindo com atenção as etapas propostas pelos experimentos, a utilização do CLP aos poucos se revelará a você e a partir daí você dará significado às mais diferenciadas maneiras de propor soluções utilizando o este equipamento como seu aliado. Bom estudo!

Kit Controlador Lógico Programável (CLP) – Manual do Aluno

7

1INSTALAÇÃO DO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO

Para programação do CLP linha TPW-03, faz-se necessário a instalação em um microcomputador do software de programação, que é gratuito, e é denominado TPW3-PCLINK. Pode ser instalado por CD gravado com o software ou diretamente pelo “site” WEG. Instalação Para instalar o programa basta seguir os seguintes passos : • • • • • • Ative seu browser e vá até o...