Cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLOUD COMPUTING (NUVEM)

Edson Gustavo Salgado do Nascimento Jr.

RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a segurança dentro e fora da nuvem. É uma área dentro da computação que lida com a segurança e validação de dados enviados pelo usuário para a nuvem. Atualmente, estudos mostram que a tecnologia de nuvem é viavél para a manutenção e armazenamento de dados de grandesempresas tais como a Google, Amazon entre outras já utilizam a Nuvem para armazenamento de dados tanto da própria empresa quanto de usuários pessoais que utilizam a nuvem para guardar arquivos pessoais.
palavras-chave
Segurança; Computação em Nuvem; Cloud Computing.
1 CONCEITO DE Computação em NUVEM
A computação em nuvem se refere à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente deplataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores. Com a computação em nuvem , muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Segundo Carl Claunch (2008) Cloud Computing é um estilo de computaçãoonde os recursos de TI são enormemente escaláveis e os recursos são fornecidos aos clientes como serviços, através da Internet. Sendo assim podemos dizer que ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nenhum destes aspectos, apenas com acessar e utilizar.Figura 1 – Cloud Computing.
Existem muitas razões pelas quais mais e mais empresas estão mudando para soluções de TI que incluem computação em nuvem. Primeiro de tudo, Cloud Computing pode reduzir os custos associados à entrega de serviços de TI. Segundo Clifton Ashley (diretor do Google na América Latina), empresas perdiam por volta de 80% do tempo gasto com manutenção de sistemas e, por isso, asempresas perdiam oportunidades de negócios e seus focos passavam a ser reparos do sistema ao invés de se preocuparem com os serviços que deveriam prestar.
Um exemplo prático desta nova realidade é o Google Docs, serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas comoMicrosoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. O que o usuário precisa fazer é apenas abrir o navegador de internet e acessar o endereço do Google Docs para começar a trabalhar, não importando qual o sistema operacional ou o computador utilizado para este fim. Neste caso, o único cuidado que o usuário deve ter é o de utilizar um navegador de internet compatível, o que é o caso damaioria dos browsers da atualidade.
Ainda é comum ver muita gente achando que Cloud Computing vai demorar para se disseminar, principalmente porque muitos analistas de industria fazem estimativas conservadoras de sua adoção pelo mercado. É verdade que os relatórios de analistas de indústria com estimativas em relação as tendências e perspectivas de Cloud Computing tendem a ser bem conservadoras.Gartner, por exemplo, diz que o mercado de Cloud Computing será de 150 bilhões de dólares em 2013.

1.1 Modelos de implantação DA nuvem
Existem alguns meios de implantação da nuvem:
Privado - As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo).
Público - As nuvens públicas são aquelas que são executadas por terceiros.
Comunidade – Anuvem é compartilhada por diversas organizações e suporta uma comunidade específica que partilha as preocupações. Podendo ser administrado por organizações ou por um terceiro e pode existir localmente ou remotamente.
Híbrido - Nas nuvens híbridas temos uma composição dos modelos de nuvens públicas e privadas. Elas permitem que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma...
tracking img