Cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Pesquisa: 
Computação nas Nuvens, riscos e praticidade
1. TEMA
2. PROBLEMA
3. HIPÓTESE
4. JUSTIFICATIVA
5. OBJETIVOS
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
7. METODOLOGIA
8. REREFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

1. TEMA 
Computação nas nuvens, riscos e praticidade.

2. PROBLEMA 
A sociedade está preparada, tanto estruturalmente quanto psicologicamente, parareceber a computação nas nuvens?

3. HIPÓTESE 
Os usuários estão pouco preparados para esta revolução da informática, a velocidade da internet em alguns países ainda não é suficiente para que a computação nas nuvens seja implantada, o que tornaria o serviço lento e caro mesmo com a economia que seria feita na parte de hardware. Posteriormente vem o problema da segurança, pois, já que todos os dadosestarão em um poucos servidores, todas as idéias mal intencionadas também se dirigiriam a estes, e, se por algum motivo estes servidores parassem de funcionar corretamente, um grande caos seria instalado. A partir daí surge a desconfiança e o receio da sociedade, provavelmente a maior barreira que será enfrentada pela computação nas nuvens, poucos confiariam em deixar suas informações, muitasvezes confidenciais, armazenadas em outro lugar, longe da sua vigilância.

4. JUSTIFICATIVA
A computação em nuvens trata-se de um projeto onde os dados do usuário de computador seriam armazenados em dezenas de servidores pelo planeta, ou seja, o que anteriormente seria guardado no HD do computador passará a ser guardado em um servidor do provedor de serviço. Atualmente, as maiores pesquisas sobreesse projeto vêm de empresas interessadas em exercê-lo (como a Microsoft, Google, Yahoo!, HP, Sun, Oracle, AT&T, Dell e Apple), estas pretendem começar a distribuir o serviço após a crise, uma vez que muitos investimentos sempre surgem após eras tortuosas. Por ser um serviço novo, grande maioria não tem conhecimento nenhum sobre os riscos e as vantagens que ele apresenta, outros poucos apenasjá ouviram algo, mas não entendem, ou não se preocupam, pois acreditam que esse serviço jamais entrará em vigor. É importante lembrar que algumas empresas já usam deste serviço, porém em pequena escala, dentro de si própria. Este assunto preocupa e interessa porque engloba a segurança virtual de milhões de usuários pelo planeta. Por isso, um balanceamento precisa ser feito e com todos osbenefícios e os riscos informando a população, impedindo também que mitos sejam criados. A primeira questão a ser observada é a aceitação da sociedade, quais serão os métodos de segurança empregados? E se, algum dia o sistema do servidor parasse, para onde iriam todos os dados? De fato, uma grande resistência deverá acontecer, e esta, para ser vencida, precisará de muitos esclarecimentos. A segunda questãoé a infraestrutura. Uma vez que a internet distribuída não seria capaz de suprir toda a demanda. Poucos usuários trocariam a agilidade do seu computador apenas pela praticidade de carregá-lo para onde quisesse. Como pretendem os servidores suprirem este problema? E a terceira e mais contundente questão. Se todos os dados estariam em poucos servidores pelo planeta, então todos os crackers estarão emprol desses mesmos. A vulnerabilidade gerada por esta questão é incontestável. E a mesma precisa ser discutida. Enfim, a computação em nuvens é um assunto novo, mas que promete mudar as diretrizes da Tecnologia da Informação. Ela precisa ser esclarecida pois quando menos se espera o futuro chega e surpreende a todos.

5. OBJETIVOS
5.1 GERAL: Balancear os riscos e benefícios da Computação emNuvens. 5.2 ESPECÍFICOS: Esclarecer qual o grau de vulnerabilidade que os usuários ficarão expostos ao utilizarem o serviço da Computação em Nuvens; Evidenciar a revolução que este serviço vai proporcionar; Esclarecer algumas dúvidas sobre esta nova tecnologia; Discutir a respeito das condições de implantação da Computação em Nuvens. 
 
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos próximos anos deveremos...
tracking img