CLOROPLASTOS

561 palavras 3 páginas
CLOROPLASTOS: CICLOSE EM CÉLULAS DE Elodea sp.

INTRODUÇÃO
Os cloroplastos são organelas vegetais onde acontece a conversão da energia do sol, juntamente com elementos inorgânicos (água e gás carbônico), resultando em moléculas orgânicas ricas em energia (carboidratos), é por meio deste procedimento que as plantas fabricam seu próprio alimento. Os cloroplastos, podem ser observados em movimento nas periferias da membrana plasmática e parede celular. Com a incidência de luz na célula os cloroplastos iniciam o movimento. Por estarem enclausurados pela membrana plasmática e parede celular, os cloroplastos ficam em movimento circular interminável.
Organelas e partículas participam dessa corrente citoplasmática, nesse caso denominada ciclose, essas organelas na corrente citoplasmática estão indiretamente unidas aos filamentos de actina por moléculas de miosina, que usam a energia liberada pela hidrólise do ATP para "caminhar" ao longo dos filamentos de actina puxando com elas as organelas.A ciclose aumenta a troca de material entre organelas, entre membranas e organelas e entre células. Além disso, verifica-se que, graças à ciclose, as células vegetais são capazes de aproveitar melhor a quantidade da luz que recebem, espalhando seus cloroplastos uniformemente no citoplasma quando há pouca luz, e agrupando-os quando há excesso de luz. Sua velocidade aumenta com a elevação da temperatura e diminui em temperaturas baixas, assim como na presença de anestésicos e na falta de oxigênio.

OBJETIVO
Identificar ciclose nas células da Elodea sp

MATERIAL
Microscópio óptico; Lâminas e lamínulas limpas;
Plantas de aquário Elodea sp. Água de torneira;
Becker; Placa de Petri;
Conta-gotas;

PROCEDIMENTO
1. Foi retirada uma folha do ramo de Elodea e montada na lâmina com uma gota de água destilada e observada no microscópio.

2. Na objetiva da 10x, pode-se observar a grande quantidade de cloroplastos que tem por causa de sua função fotossintética; tem-se

Relacionados