Cloro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O cloro está localizado no grupo 7ª da tabela periódica, conhecido também como halogênio, da palavra halos e genna, que significa “formador de sal”. É um não metal, a temperatura ambiente ele se encontra na forma de gás de cor verde amarelado, é uma molécula diatômica (Cl2). Ele tem afinidade eletrônica altamente negativa (eletronegatividade), ou seja, tem tendência em ganhar ouatrair elétrons para formar íons haletos (X¯).

Na família dos halogênios, o flúor e o cloro são mais reativos que o bromo e o iodo. O flúor remove elétrons de quase todas as substâncias com as quais entra em contato, incluindo a água, o gás flúor é difícil e perigoso de se usar em laboratório, por isso o cloro é mais usado industrialmente. Ao contrário do flúor, o cloro reage lentamente com aágua para forma soluções aquosas relativamente estáveis de HCl e HOCl(ácido hipocloroso)

Cl2(g) + H2O(l) HCl(aq) + HOCl(aq)

O cloro é muito solúvel em água, normalmente adicionado à água potável e as piscinas, onde o HOCl(aq) formado, serve como desinfetante.
À temperatura e pressão ambientes, é um gás de cheiro forte e penetrante, que se aspirado em grandes quantidadespode causar asfixia e morte. Devido a sua ação corrosiva, tóxica e irritante para o sistema respiratório e para os olhos, o gás cloro foi utilizado durante a primeira guerra mundial como arma química devido ao forte odor desse gás, perceptível mesmo em concentrações inferiores às consideradas perigosas.
Sua forma iônica negativa, o íon cloreto (Cl¯), é encontrada em maior proporção na água do mar.Durante sua evaporação, o íon cloreto associa-se ao íon sódio (Na+), e forma o sal de cozinha. ou cloreto de sódio (NaCl). O íon cloreto é também encontrado nos fluidos do corpo de animais superiores, onde desempenha funções importantes, entre elas a transmissão dos impulsos nervosos.

O uso de derivados do clorados, como gás cloro, hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio, cloraminasorgânicas e dióxido de cloro, têm contribuído para o controle de doenças de origem hídrica e da chamada toxifecções alimentares de origem bacteriana.
O cloro foi descoberto em 1808 por Sir Humprey Davy. Suas propriedades bactericidas foram demonstradas por Koch em 1881. O uso do cloro foi aprovado pela American Public Health (APHA) em 1886 para uso como desinfetante. No inicio do século XIX algumasregiões dos estados unidos já usavam o cloro na desinfecção de agua para abastecimento público. O uso contínuo do cloro só ocorreu em 1902 na Bélgica para controles bacteriológicos.
As indústrias alimentares aderiram ao uso do cloro para melhorar a qualidade da água que utilizavam. Também utilizado na limpeza de pisos, paredes e utensílios.
Microminerais são elementos químicos essenciais paraos seres vivos, geralmente são encontrados em baixa concentração nos organismos, mas são essenciais aos processos biológicos por serem fundamentais para a formação de enzimas vitais para determinados processos bioquímicos como, por exemplo, a digestão. O cloro é um micromineral que exerce um papel importante na manutenção da pressão osmótica e do equilíbrio hídrico e ácido-básico do organismo. O clorotambém se encontra na forma de ácido no estômago, que produz o suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O ácido clorídrico mantém o pH do interior do estômago entre 0,9 e 2,0. Também dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentação mecânica iniciada pela mastigação.
Veremos também como ocloro reage dentro do organismo humano, seu aproveitamento, sua deficiência e suas patologias.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1- Histórico
O gás cloro foi pela primeira vez preparado por Scheele em 1774, ao aquecer ácido clorídrico com dióxido de manganésio. Era libertado um gás amarelo esverdeado que Scheele pensou ser um composto. Carl Wilhelm Scheele, acreditando que se tratava de um composto...
tracking img