O Natal é, sem dúvida, uma das celebrações mais complexas do calendário português, no qual se observam elementos de cultos solsticiais e dos mortos, cerimónias da liturgia cristãcomemorativas do nascimento de Jesus Cristo, entre outros.
Actualmente, devido a uma crescente globalização, o Natal português começa a ser influenciado por outras culturas,sobretudo através dos filmes americanos, um dos factos que comprova este tendência é a substituição do Menino Jesus pelo Pai Natal na entrega dos presentes; os tradicionaispresépios, que representam o nascimento de Cristo (e que constituem um dos motivos mais notórios da estatuária popular portuguesa) têm agora de coexistir com a árvore de Natal, de origemcertamente germânica. Contudo, isto não quer dizer que as tradições natalícias portuguesas desapareceram!
No dia 24 Dezembro, véspera de Natal, à noite, em certas partes dopaís (especialmente no norte) tem lugar a ceia de Natal (chamada de consoada), nesta serve-se bacalhau cozido e a doçaria cerimonial (rabanadas, sonhos, mexidos, etc.). Ainda no dia24, no final da ceia, há a missa do galo à meia-noite, embora actualmente esta missa esteja a cair em desuso.
No próprio dia 25, há um jantar melhorado com carnes diversas, emalgumas zonas do país no almoço do dia 25 é servida a tradicional roupa-velha, feita com os restos da consoada do dia anterior.
Um costume já quase esquecido é o de durante aceia do dia 24 evocar-se os mortos, com o seu lugar à mesa, fazendo-se uma duplicação da ceia para eles numa outra sala.
Em certas zonas queima-se cepo do Natal, particular(nos lares), ou público (nos adros), à volta do qual se cantam canções tradicionais portuguesas.
O Natal é uma ocasião de ofertas e presentes cerimoniais: as consoadas.
...Clonagem animal
A clonagem animal pode ser feita, basicamente, de duas formas: separando-se as células de um embrião em seu estágio inicial de multiplicação celular, ou pela substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um indivíduo já existente (neste último caso utiliza-se a técnica de transferência nuclear, que segundo alguns especialistas não trata-se propriamente de clonagem. No entanto, como popularmente o termo...
...Clonagem
aspectos biológicos e éticos
________________________________________
José Roberto Goldim
________________________________________
Aspectos biológicos da clonagem
A palavra clone, para identificar indivíduos idênticos geneticamente foi introduzida na língua inglesa no início do século XX. A sua origem etimológica é da palavra grega klon, que quer dizer broto de um vegetal.
A clonagem é uma forma de reprodução assexuada que existe...
...ClonagemClonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.
A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações.
Podemos defini-lá como um...
...
O UNIVERSO DA CLONAGEM
O UNIVERSO DA CLONAGEM
Trabalho, do componente curricular Biologia, a fim de explicar as principais características e definições do universo da Clonagem.
SÃO PAULO
2014
Sumário
1.Introdução.........................................................................................................11.2.Definição da...
...Clonagem
I.
A clonagem reprodutiva consiste em produzir uma cópia de um indivíduo existente, e para tal é utilizada uma técnica denominada transferência nuclear que se baseia na remoção do núcleo de um ovulo, substituindo-o pelo núcleo de uma célula somática do individuo a clonar. Posto isto, o embrião vai-se desenvolver, cinco dias depois da fecundação já apresenta cerca de 200 a 250 células, e é implantado no endométrio. Após o período de gestação surge um...
...A Clonagem induzida é usada na engenharia genética e, como tal, é desencadeada pelo Homem , sendo este o indutor e o responsável por esta clonagem. A clonagem induzida em animais tem origem por um processo assexuado de divisão em que é retirado o núcleo do óvulo e insere-se este núcleo na célula adulta que se quer clonar. Desta forma, inicia-se a divisão celular induzida por um choque eléctrico que dá início ao desenvolvimento do embrião. A...
...Clonagem
A engenharia genética é a área da biologia responsável pela manipulação das moléculas de DNA, e foi no ano de 1971 que o biólogo norte-americano Paul Berg, da Universidade de Stanford, Califórnia, obteve a primeira molécula de DNA recombinada, resultado da inserção do DNA de um vírus oncogênico, produtor de tumores em macacos, no DNA de um bacteriófago, vírus que ataca bactérias. Tais estudos levaram o biólogo a ganhar, em 1980, o Prêmio Nobel.
A partir daí a...
...Clonagem
Introdução
O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar uma lei que autoriza a clonagem de embriões de seres humanos, Proibindo, contudo, a clonagem para fins reprodutivos. A permissão para clonar embriões, segundo os defensores da nova modalidade de manipulação genética, visaria á cura de doenças degenerativas graves, como o mal de Alzheimer, e á regeneração e substituição de células doentes. Desde a primeira experiência de...