Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLONAGEM


Clonagem é um método científico artificial de produção que utiliza células somáticas no lugar das células sexuais (espermatozoides).
Tendo como objetivos, no caso da clonagem humana, em particular, a cura de certas enfermidades e a criação de organismos geneticamente idênticos e o melhoramento genético desses organismos, sendo esses últimos, aplicados a outras espécies animais.Já no caso das espécies vegetais, o processo de clonagem parte de células ou segmentos desses vegetais. Sendo possível originar, em poucos meses, dezenas ou centenas de outras plantas com as mesmas características genéticas.
Os objetivos da clonagem vegetal assemelham-se aos da clonagem animal, uma vez que podemos escolher as melhores matrizes para serem produzidas, a partir delas, qualquer queseja o aspecto desejado.
Clonagem é basicamente a produção de indivíduos geneticamente iguais. Esta designação é atribuída a qualquer método de reprodução que origine indivíduos geneticamente iguais.
O termo clone foi criado em 1903 pelo botânico Herbert J. Webber enquanto pesquisava plantas no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Segundo Webber, o termo vem da palavra grega Klón, quesignifica broto vegetal.
Clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si.
Sempre que um ser é gerado a partir de células ou fragmentos de uma mesma matriz, através de um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de ummesmo ser vivo (microrganismo, vegetal ou animal), acontece uma clonagem.
É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários. Em humanos, os clones naturais são gêmeos univitelinos, seres que compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo material genético originado pela divisão do óvulo fertilizado.

A palavra clone origina-se do grego "Klón", que significabroto ( broto de um vegetal ), presumindo, portanto, a existência de um indivíduo gerador e a ocorrência de reprodução assexuada.
1894 – O zoologo alemão Hans Dreisch trabalhando com ouriços-do-mar pegou um embrião de duas células e sacudindo dentro de um béquer cheio de água do mar fez com que as células se separassem, dando origem a dois ouriços adultos.
1902 – O embriologista Hans Spemman usou umfio de cabelo de seu filho como uma faca para separar um embrião de salamandra, também dando origem a dois indivíduos.
1952 – Robert Briggs e Thomas King realizaram a primeira clonagem de sapos a partir de células embrionárias.
1970 – Feitas pesquisas em embriões de ratos e, nove anos depois, com ovelhas
1981 – Clones de ratos a partir de células embrionárias.
1986 – Clonagem de cordeiros apartir de células embrionárias do mesmo animal.
1993 – A expressão "clonagem humana" começou a ser divulgada com maior intensidade
1995 – Clonagem de duas ovelhas a partir de células embrionárias de 9 dias chamadas de "Megan" e "Morag"
23 de fevereiro de 1997 - O Instituto Roslin, na Escócia, revela ao mundo o primeiro clone de um mamífero adulto. A ovelha Dolly tinha sete meses.
24 de maio de1997 - Os escoceses apresentam um novo clone de ovelha que demonstra mais claramente como a técnica pode ser usada para beneficiar a saúde humana. Polly tinha um gene humano, o que a fazia produzir uma proteína usada no combate da fribrose cística.
22 de julho de 1998 - A Universidade do Havaí anuncia a realização de "clonagem em série": clones de clones de camundongos, criando três geraçõesidênticas.
12 de novembro de 1998 - A empresa americana Advanced Cell Technology dá seu primeiro susto na comunidade científica ao anunciar que, em 1996, introduzira DNA humano em um óvulo de vaca sem núcleo. O embrião resultante foi destruído.
26 de maio de 1999 - Os criadores de Dolly anunciam que ela tem sinais de envelhecimento precoce. Até hoje, não foi possível vincular com precisão o...
tracking img