Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLONAGEM



“O ser humano é o único ser que pode intervir nos processos da natureza e co-pilotar a marcha da evolução. Ele foi criado criador”.

Leonardo Boff

RESUMO



O alto estágio de desenvolvimento tecnológico do século XX, trouxe realidades inimagináveis para o homem do século XXI. O progresso científico provocou uma grande perplexidade e ao mesmo tempo, possibilitou acompreensão dos mecanismos de construção deste mundo, agora tão novo, redescoberto, onde a biotecnologia assume o papel de protagonista e mestre da vida ou da morte, do atraso ou do desenvolvimento, da inclusão ou da marginalização. O presente trabalho teve por objetivo uma análise dos diferentes tipos de Clonagem. Sua metodologia foi baseada numa reflexão teórica, que buscou subsídios em diversos sitese livros sobre o assunto.



INTRODUÇÃO



Todos nós começamos como uma única célula, resultante da união de um óvulo e um espermatozóide. No momento da fecundação, é formada dentro do núcleo desta célula a receita única e inédita daquele ser humano – metade vinda do pai, e metade vinda da mãe. Esta receita é o nosso genoma, o conjunto de aproximadamente trinta mil genes, ouinstruções, que dirigem a formação e o funcionamento de cada um de nós. A partir daí, esta célula inicial se dividirá em duas, quatro, oito, e assim por diante, de forma que, através de milhões de divisões sucessivas, esta única célula dará origem a um ser adulto, extremamente complexo. E cada vez que uma célula se divide, ela copia todo o seu material genético para as células filhas. Ou seja, cada uma dasnossas células contém a receita completa para fazer uma pessoa. No início do desenvolvimento do embrião, aquelas primeiras células inicialmente idênticas (ou indiferenciadas), começam a assumir características diferentes umas das outras, começam a se diferenciar. Algumas ligam só os genes de músculo, outras só os de sangue, outras ainda só os genes de pele, e assim por diante, de forma a geraremtodos os diferentes tipos celulares presentes numa pessoa. E uma vez tomada esta decisão de identidade celular, as células perdem o acesso a todo o resto de informação genética contido em seu núcleo - ou seja, a receita inteira está lá, mas a célula só consegue realizar a sub-receita específica do seu tipo celular. A clonagem é uma forma de reprodução assexuada, ou seja, forma de reprodução que nãoenvolve a união de um óvulo com um espermatozóide. Nesta técnica, uma célula de um indivíduo adulto que é fundida com um óvulo enucleado, ou seja, sem núcleo. O "embrião" gerado possui como conteúdo genético da pessoa que doou a célula, ou seja, um clone. Alternativamente, somente o núcleo da célula adulta, onde está localizado o seu conteúdo genético, pode ser injetado no óvulo enucleado. Oembrião gerado pela transferência nuclear inicia o desenvolvimento ainda no laboratório, dividindo se em duas células, quatro, oito, e assim sucessivamente até o estádio de blastocisto, onde ele é composto de 100 200 células. Nesse ponto ele pode ser transferido para o útero de uma fêmea receptora (“barriga de aluguel”) onde ele se desenvolverá até o nascimento.

Clonagem Natural

A clonagemnatural ocorre espontaneamente na Natureza, sendo comum a diversas espécies. Nos humanos, os gêmeos idênticos (univitelinos) são considerados como Clones Naturais que se originam quando o zigoto, logo após as primeiras divisões celulares, tem uma ou mais de suas células separadas naturalmente, assim produzindo os gêmeos.

Ocorre em espécies que têm capacidade de se reproduzirassexuadamente, isto é, sem a união de gametas, e as crias são geneticamente iguais ao progenitor, uma vez que possuem o mesmo património genético.

Existem vários processos de reprodução assexuada, sendo os mais conhecidos a fragmentação, a partenogénese, a bipartição, a gemulação, a esporulação e a multiplicação vegetativa.

· Fragmentação: o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por...
tracking img