Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução teórica

No âmbito da disciplina de Psicologia, foi nos proposto o desenvolvimento de um trabalho relativo à genética, no qual o grupo optou pelo tema da clonagem, visto ser polémico e gerar bastante controvérsia.
Em seguida procederemos a uma breve explicação do que é a clonagem e os seus diversos tipos.
A clonagem é um desenvolvimento científico de produção artificial de cópiasgeneticamente iguais de um ser, o qual é designado por clone. Um clone é um conjunto de células geneticamente idênticas, sendo todas descendentes da mesma célula mãe. Os componentes de um clone têm sempre a mesma constituição genética desde que não ocorram quaisquer mutações.
Quanto aos seus diferentes tipos, podemos referir a clonagem natural e a clonagem induzida. Desta última fazem parte aclonagem terapêutica e a reprodutiva.
Apesar da clonagem humana ainda ser um tema recente, a clonagem em animais já data de 1952, pois neste ano foi realizada a primeira experiência do género, embora sem sucesso, a clonagem de girinos.
Em 1997 efectua-se a primeira cópia genética de um mamífero adulto, a partir de uma célula somática, a ovelha que o mundo veio a conhecer como Dolly.
No dia 27 deDezembro de 2002 foi anunciada a criação do primeiro clone humano, pela empresa de investigação genética Clonaid, como era de esperar este clone gerou grande polémica, sendo as suas principais objecções de carácter ético e também científico.
Ao longo do trabalho desenvolveremos melhor o tema da clonagem, assim como as suas questões éticas.






DESENVOLVIMENTO

Como referimosanteriormente existem dois tipos de clonagem, clonagem natural e a induzida.
A clonagem natural é um tipo de reprodução assexuada, que dá origem a novos seres genéticamente idênticos, como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e de alguns seres pluricelulares (nomeadamente as estrelas do mar). Esta pode também ocorrer em mamíferos.
Os novos seres geralmente partilham o mesmo genótipo, isto é, omesmo património genético.
Quanto à clonagem induzida podemos dizer que esta é um processo artificial aplicado em vegetais e animais. Uma vez que não se trata de um processo natural, há que recorrer a estímulos artificiais (estímulos eléctricos) para activar o desenvolvimento celular.
Dentro da clonagem induzida encontraremos duas vertentes diferentes sendo uma a clonagem reprodutiva e outra aclonagem terapêutica.
Uma das técnicas básicas utilizadas por cientistas na clonagem reprodutiva é a transferência nuclear da célula somática (SCNT ou TNCS). Esta técnica foi usada por cientistas durante muitos anos, para clonar animais através de células embrionárias.
A célula somática é introduzida numa célula retirada de um animal (ou humano), logo após a ovulação. Antes de introduzir a célulasomática, devem remover-se os cromossomas da célula receptora.
Após a introdução da célula somática, as duas células fundem-se, dando origem ao embrião que, por sua vez, será colocado no útero da progenitora.
Este tipo de clonagem tem como objectivo a formação de novos seres.
Abordando agora a clonagem terapêutica é de referir que esta é um processo idêntico à clonagem reprodutiva,diferindo apenas no facto de o desenvolvimento não ocorrer no útero, mas dando origem a células estaminais com a finalidade de produzir tecidos ou órgãos saudáveis para transplante. Estas novas células são particularmente importantes, visto serem indiferenciadas, ou seja, não possuem uma função específica.
Este tipo de clonagem é utilizado para tratar doenças neurológicas e cardíacas, ou mesmo acidentesvasculares cerebrais.
Neste processo não se pode utilizar células embrionárias adultas, uma vez que estas são diferenciadas, ou seja, têm uma função especifica não podendo dar origem a células com funções diferentes, como por exemplo células musculares só originam células musculares, células sanguíneas só originam células sanguíneas, entre outras.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CLONAGEM...
tracking img