Clonagem de dna e organismos multicelulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Clonagem de DNA e Organismos multicelulares

A Clonagem de DNA significa produzir inúmeras cópias idênticas de um mesmo numero fragmento da molécula de DNA. Esse processo tem inicio com oisolamento, pela ação das enzimas de restrição, de fragmentos do DNA ou genes a serem clonados.
A tecnologia de DNA recombinado ou clonagem de DNA é a transferência de um fragmento de DNA de um organismo paraum vetor, como, por exemplo, um plasmídeo. O plasmídeo é um DNA circular pequeno extracromossômico e de replicação autônoma encontrado em algumas células bacterianas.
A clonagem de DNA é utilizadapelos cientistas para gerar múltiplas cópias de determinado gene, pelo qual haja algum tipo de interesse. Para clonar um gene, um fragmento de DNA contendo um gene é isolado do DNA cromossômico,utilizando-se, para tanto, enzimas de restrição.
Além dos plasmídeos, outros vetores podem ser utilizados, como vírus, cromossomos artificiais de bactérias e cromossomos artificiais de fungos. Asbactérias são as células hospedeiras mais utilizadas, mas as células de fungos ou de mamíferos também podem servir como células hospedeiras.
Os organismos multicelulares para ser mais exato sãoaquelas formadas duas ou mais células. Por exemplo, podem ser cães, gatos, árvores, entre outros.
Eles são pequenos e pouco desenvolvidos, porque suas células têm de executar todas as funções e nãopode se especializar em qualquer. Quando eles se especializam em uma função, a complexidade do organismo cresce e se torna multicelular. Eu quero dizer as mais células são especializadas em uma função,mais células são necessárias para executar outras funções essenciais para o organismo. *Os tipos de célula: Choanocytes, as células digestivas; Esclerócitos, estrutura de células secretoras de apoio;Porocytes, células tubulares dos poros; Pinacocytes, as células epidérmicas.

* Para que a clonagem de DNA é utilizada?
Para gerar múltiplas cópias de determinado gene, pelo qual haja algum tipo...
tracking img