Climatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. IDENTIFICAÇÃO

1. Título:

Confronto térmico entre os bairros do Bequimão e Parque Pindorama – São Luis – MA.

2. Localização:

• Ponto 01: Localizado na Avenida Principal em frente ao Condomínio Torres do Sol – Conjunto Bequimão, São Luís – MA.
• Ponto de Medição 02: Localizado na Rua Parnarama (próximo ao Seminário João XXIII) – Parque Pindorama, São Luís – MA.3. Período de Execução:

Realização das medições nos dias 04 e 08 de Novembro de 2009.

4. Instituição:

Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

1.5 Equipe Técnica:

1. Coordenação: Profª Ms Ronaldo Rodrigues Araújo

2. Pesquisadores:

• Analis Oliveira Teixeira
• André Luis S Rodrigues
• Carlos Roberto Santana Lima
• Lanyhara Suelle DosSantos Silva
• Luis Carlos Aguiar Vieira Jr

2. INTRODUÇÃO

O estudo do clima ocupa uma importante posição no enorme campo dos estudos ambientais, onde os processos que ocorrem na atmosfera influenciam diretamente os outros processos que ocorrem no ambiente. A atmosfera, a hidrosfera, a biosfera, a litosfera e a criosfera formam o sistema climático (Ayoade, 2003) que compõem todo oambiente e que diretamente influenciam ou são influenciados pelo clima, havendo ciclicamente troca de matérias e energia entre ambos.
O estudo do clima no Brasil começou a ser desenvolvido no final da década de 70. Um dos primeiros estudos foi sobre temperatura, realizado para a acidade de Porto Alegre, que diagnosticou a formação de ilhas de calor na cidade, com intensidade média de5°C.
Os processos de urbanização aliados ao adensamento populacional provocam alterações no sistema de circulação do ar de uma determinada área, ou seja, altera o seu clima urbano, aliadas a atividades antrópicas promove a formação de diferentes microclimas em uma mesma cidade, sendo denominado como clima urbano, que segundo Monteiro (2003, p. 19, apud Rossi e Krüger) “é um sistema queabrange todo clima de um dado espaço terrestre e sua urbanização”.
Esse sistema climático tem deixado preocupados vários estudiosos, em virtude de se poder esclarecer todo o seu padrão, para aplicar medidas visando amenizar os problemas climáticos oriundo das ações antrópicas nesses ambientes urbanos, tanto de forma horizontal como na vertical, para que possa haver condições futuras dehabitar nessas áreas, sem ter que sacrificar tanto a natureza.
Dentre as mais variadas causas de mudanças climáticas, uma das que mais vem sendo estudada é a urbanização, acredita-se, portanto que a cobertura do solo urbano por materiais impermeáveis, a canalização do escoamento pluvial, retirada da vegetação, poluição por indústrias e automóveis, e as constantes modificações nainfra-estrutura da cidade alteram o clima urbano, ocasionando modificações nas precipitações, temperaturas máximas mínimas e na umidade do ar.
Neste relatório de pesquisa será apresentado através de diagnósticos usando os aparelhos: Psicometro, Termômetro e Anemômetro digital, as diversas variações de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar nos bairros do Bequimão e ParquePindorama, ambos situados na cidade de São Luis – MA, oriundos das mais diversas formas de estruturação da rede urbana e o seu processo de urbanização.

3. METODOLOGIA

3.1 Método

3.2 Procedimentos metodológicos

Para a obtenção dos dados de temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do vento, foram utilizados dois instrumentos, o Psicrômetro da marca Inconterm com variações deescala entre -10ºC à 50ºC. E um Anemômetro digital, cuja palheta de medições de velocidade estava na escala de km/h.
Foram realizados trabalhos de campo em duas datas 04.09.08 e 08.09.08 nas áreas do Bairro do Bequimão e no Parque Pindorama, localizando dentro do município de São Luis – MA, com o intuito de avaliar o campo térmico dessas duas áreas nos mesmos dias.

4. CARACTERIZAÇÃO...
tracking img