Climatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho mostraremos os climas do Brasil e do mundo, será mostrado através de cada região seu principal domínio de temperatura, e sua variação, definido como sendo o comportamento da atmosfera ao longo do ano que é constante, em um ponto qualquer da superfície da Terra. Será mostrado as temperaturas mais relevantes em um todo, fazendo assim a tipicidade de cada região.
Emconseqüência de fatores variados, a diversidade climática de o território brasileiro ser muito grande. Dentre eles, destaca-se a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. 

 

CONCLUSÃO
Portanto conclui-se que o Brasil, dada sua vasta extensão territorial, de dimensões continentais, possui uma tipologia climática variada. Além de sua extensão, outrosfatores influentes nos diversos climas brasileiros são as condições de temperatura, altitude, pressão e proximidade com o oceano. Esta grande diferenciação climática do país resulta, por sua vez, em paisagens vegetais bastante variadas, o que faz do Brasil um dos países detentores do ecossistema mais variado e complexo no mundo.
O território brasileiro está dividido em faixas climáticas: 92% doterritório localiza-se entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Portanto, pode-se dizer que o clima brasileiro é predominantemente tropical, ainda apresentando faixas equatoriais e sub-tropicais (zonas temperadas) distribuídos entre os 8% restantes do território. A predominância de altitudes mais baixas ao longo do território nacional acarretam em temperaturas mais elevadas. astemperaturas médias predominantes são superiores a 20 C. Contudo tanto o Brasil quanto o mundo possui uma diversificação muito grande, assim fazendo com que seja a tipicidade de cada cidade.

2. CLIMA NA REGIÃO NORTE
Área por nós estudada sob a denominação da região Norte compreende quase toda região amazônica, a maior extensão da floresta quente e úmida do globo, que ocupa quase a metade do territóriobrasileiro.
Este vasto território, juntamente com a região centro-oeste, possui a mais deficiente rede de estações meteorológicas do Brasil. Neste fato residem as mais sérias dificuldades deste estudo. Com efeito, nesta enorme área, cuja ocupação ainda hoje é muito escassa, a distribuição das estações meteorológicas é determinada pelo povoamento. Daí resulta uma rede com acúmulo de estaçõesmeteorológicas em certas e escassez ou mesmo ausência absoluta em outras.
2.1. DOMINIO DE TEMPERATURAS ELEVADAS
Sendo caracterizada por uma vasta planura situada próxima ao nível do mar e cortada de um extremo a outro pelo paralelo do equador, a Região Norte possui clima quente, as áreas serranas da fronteira setentrional e da chapada dos parecis, em Rondônia possuem temperatura média anual inferiora 24 a 26ºC, embora uma larga faixa ao longo do médio e baixo curso do rio Amazonas ultrapasse este último índice.
Entretanto, em virtude da forte umidade relativa que caracteriza esta Região e da intensidade nebulosidade, estes meses não registram máximas diárias excessivas. Somente na área compreendida entre a Zona do México Amazonas e o sudeste do Pará foram registradas temperaturas máximas de40ºC, estas ocorrendo nos meses de setembro e outubro.
2.2. PRINCIPAIS DIFERENCIAÇÕES CLIMATICAS
Levando em conta o regime de temperatura, toda Região Norte possui clima quente, uma vez que todos os meses se mantém com temperatura média superior a 22ºC. É bem verdade que as áreas meridionais dessa Região, especialmente o sudoeste costumam registrar bruscos e fortes declínios de temperatura noinverno, após a invasão de poderoso anticiclone polar. Porém, em virtude das constantes temperaturas elevadas, estas situações, tão raras, não chegam a afetar de modo significante as médias mensais ao ponto de determinar um novo domínio climático.

3. CLIMA NA REGIÃO CENTRO OESTE
Embora a região Centro-Oeste não possua áreas serranas, a oposição entre suas vastas superfícies baixas, as...
tracking img