Climatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMATOLOGIA

* Discutir as contribuições da agricultura para o agravamento do efeito estufa e das mudanças climáticas e os impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura brasileira;

* Apresentar as diversas faces do problema;

* Analisar os sistemas agro/florestais;

* Identificar as principais vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais relacionadas às alterações nasociobiodiversidade;

* Trazer pontos relevantes sobre o tema das relações entre a agricultura e as mudanças climáticas;

* Aprofundar os conhecimentos sobre Mudanças Climáticas Globais e a Agricultura no Brasil.

2 Mudanças Climáticas Globais e a Agricultura no Brasil

2.1 Mudanças Climáticas: O contexto

Os impactos das mudanças climáticas, os problemas causados peloaquecimento global e medidas para a redução de emissões de gases do efeito estufa na atmosfera tem dominado os fóruns de discussão sobre a temática.
O aumento da concentração de gás carbônico e outros gases na atmosfera vêm sendo apontados por pesquisadores como os principais responsáveis pelo efeito estufa, fenômeno que contribui para o aquecimento da Terra e pode levar a efeitos como enchentes,inundações, secas, furacões, ciclones e aumento do nível dos mares, dentre outros eventos climáticos anormais, tendo como conseqüência mais visível deslocamentos populacionais, a diminuição da produção de alimentos, aumento de doenças e pragas, e desaparecimento da fauna e flora essenciais para os ecossistemas do planeta.
Segundo a FERREIRA (2001), “Só o Brasil emite, em média, 65 milhões de toneladas dogás poluente para a atmosfera a cada ano por meio da queima de combustíveis fósseis”.
Segundo o CGEE (2007), especialistas consultados identificam dois grandes fatos portadores de futuro em relação à dimensão ambiental: “valorização estratégica da natureza e dos recursos naturais” devido a crescente demanda mundial por recursos naturais e “as mudanças climáticas”, que junto às mudanças de uso dosolo, podem trazer grande vulnerabilidade para países e regiões, que deverão tomar medidas fortes de capacidade de adaptação e resiliência, sob pena de agravamento da situação atual e futura.
Verifica-se que as modificações no clima tem levado ao aumento dos extremos dos eventos climáticos que causam desastres ambientais, bem como nos fatores do tempo. Determinam noites e dias mais quentes ou maisfrios, quando comparados a observações passadas.
Estudos realizados pelo INPE (2007) apud FOLHA DE SÃO PAULO (2006) revelam que as temperaturas médias no Brasil cresceram 0,7 C nos últimos 50 anos, e podem subir mais de 6 C em algumas regiões, como na Amazônia, até o fim deste século. Afirmam ainda que a previsão seja que no período de 2071 a 2100 a maior parte do país esteja mais seca e maisquente do que hoje.
Segundo esses estudos o cenário do aumento da temperatura de no mínimo 3ºC e menor precipitação é especialmente grave para a Amazônia, que corre o risco de ter grande parte da floresta convertida em cerrado, e para o nordeste brasileiro, onde as chuvas tenderão a diminuir ainda mais, com a previsão de secas mais intensas e aumento da probabilidade de fogo.
Costa (2007), apudSilva (2007) alerta que “o automóvel é um dos propulsores do desenvolvimento contemporâneo, mas a paixão desvairada por ele ameaça a natureza e a civilização”.
As ações multilaterais propostas pela Convenção Quadro das Mudanças Climáticas das Nações Unidas. Essas propostas se dividem em três grandes frentes: aprofundamento do conhecimento científico sobre as mudanças climáticas e seus impactos, açõespara mitigar o efeito estufa, principalmente através de redução de emissões de gases efeito estufa, e ações para adaptar frente aos efeitos de mudanças, principalmente de extremos climáticos.
Há um consenso de que a luta contra o aquecimento global somente será vencida com a colaboração e maior empenho de gigantes como os EUA, China, Índia e Rússia.
O relatório Stern, representa um grande...
tracking img