Climatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA


O levantamento de dados realizados nos perímetros correspondentes à Barragem Santa Lúcia e a Avenida Prudente de Morais foram realizados por quatro discentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Para subsidiar a pesquisa, foram utilizadas imagens Google Earth, imagens de satélite Goes-10 na faixa do visível, colorida e realçada disponibilizadaspelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) obtidas através do site http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes_anteriores.jsp referentes à cobertura de nuvens na primeira dezena de outubro de 2009, previsões meteorológicas MG Tempo/ PUC Minas do período, mapas e gráficos gerados nos sites CPTEC/INPE e INMET relacionando dados dasNormais Climatológicas e o precipitado em outubro de 2009, cartas sinóticas CPTEC/INPE e Marinha do Brasil, carta topográfica, carta de inundação de Belo Horizonte 2009 e reportagens feitas na época, além de bibliografias pertinentes ao assunto. Os dados climatológicos e meteorológicos serviram de base para se estabelecer o padrão climático atuante em 2009 e também, especificamente, durante o mêsde outubro. As demais as informações coletadas contribuíram para se compreender a dinâmica hídrica após sua precipitação meteórica e assim estabelecer relações de causa-efeito, considerando aspectos como uso e ocupação do solo, declividade, geomorfologia, entre outras.
Os trabalhos de campo tiveram a duração de dezesseis horas e constaram da análise e reconhecimento do local, especialmente douso e ocupação do solo, da análise geomorfológica bem como de medições da temperatura de seções impermeabilizadas, da grama, da água utilizando-se termômetros de bulbo seco e úmido e também um termômetro digital. Os dados dos termômetros foram obtidos da seguinte forma: no período entre 08:00h às 16:00h do dia 16 e 30 de abril de 2011 os termômetros foram utilizados a cada intervalo de 30 minutos,sendo que o termômetro convencional (bulbo seco e úmido) era preso por um cordelete para ser girado por um período de aproximadamente 3 minutos e assim aferir a temperatura do ar. Quanto aos dados de temperatura da grama, superfície impermeabilizada e água foi utilizado um medidor digital com haste metálica.














CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA
Primeiramente serão abordadosas condições e os fatores climáticos atuantes em 2009. Posteriormente a análise será concentrada no período correspondente ao mês de outubro na cidade de Belo Horizonte, mais especificamente no setor centro-sul da capital, onde ocorreu o evento já mencionado.


Análise Climatológica de 2009
De acordo com (Alves, Coelho, de Melo e Pesquero, 2009), no início de 2009 o fenômeno La Niñaapresentava-se em sua fase madura sobre os setores central e oeste do Pacífico Equatorial, onde se observaram anomalias negativas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) na costa oeste da América do Sul. Com intensidade moderada a fraca, esse episódio entrou em processo de enfraquecimento em meados de 2009. A partir do mês de junho, observou-se uma gradual expansão das áreas com anomalias positivas(aumento de temperatura do mar) na região do Pacífico Equatorial Leste, em conjunto com a diminuição da pressão atmosférica nesta mesma região. Estas mudanças evidenciaram o desenvolvimento do fenômeno El Niño, que se estabeleceu nos meses subseqüentes.
Durante o segundo semestre de 2009, notou-se uma mudança das condições observadas sobre o Atlântico Tropical Norte, com gradual aumento dastemperaturas a partir de outubro. Esta configuração favoreceu o deslocamento da ZCIT para posições ao norte de sua climatologia. Do mesmo modo, notou-se o aquecimento considerável das águas próximo à costa sudeste da América do Sul, favorecendo o aumento da atividade convectiva na região de convergência de umidade que costuma se intensificar nos setores central e leste do Brasil, especialmente nos...
tracking img