Climatologia Urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RISCOS E VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS URBANAS: Uma abordagem a partir do clima urbano no Brasil


Francisco Mendonça
Professor Titular - Dep. De Geografia – UFPR (Brasil)
chico@ufpr.br


Resumo
O inicio do século XXI encontra-se marcado pela concentração humana nas cidades. As áreas urbanas demandam, cada vez mais, atenção de cientistas e gestores urbanos, particularmente quando setrata da formação de riscos e vulnerabilidades socioambientais. O clima urbano, e seu estudo, constituem parte importante para o tratamento dos problemas socioambientais urbanos e conduz, em ultima instancia, à revisão do planejamento e da gestão das cidades na atualidade. Estudar a cidade de forma integral constitui-se num importante desafio aos cientistas, intelectuais e aos gestores urbanos.Neste sentido o texto apresenta as propostas do SCU – Sistema Clima Urbano, e do SAU – Sistema Ambiental Urbano – cujo objetivo principal é aquele de embasar estudos e perspectivas que tomem a cidade a partir da perspectiva multi e interdisciplinar.
Palavras-chave: Ambiente urbano, clima, riscos, vulnerabilidades, socioambiente.

Abstract
The XXI century starts marked by human concentration incities. The urban areas demand more and more attention by scientists and urban managers, particularly when it comes to the formation of social and environmental risks and vulnerabilities. The urban climate and its study are an important part for treatment of urban socio-environmental problems and leads, ultimately, to review the planning and management of cities today. Studying the city in anintegrated perspective constitutes a major challenge. In this sense this text presents the proposals of the SCU - Urban Climate System - and the SAU - Urban Environmental System, to contribute to the studies which take the city from the perspective of the multi and the interdisciplinarity.
Keywords: Urban environment, climate, risk, vulnerability, social environment.


Introdução

Não obstante oconhecimento da sociedade acerca das trocas de influencias entre o clima e as atividades humanas, esta relação toma novos matizes no momento histórico presente. Muitos elementos entram em jogo na tessitura dos diferentes arranjos sócio-espaciais e socioambientais do espaço geográfico atual, cabendo à ciência e à técnica um papel destacado na investigação dos processos que resultam no mosaico epalimpsético objeto de estudo da geografia.

Marcados pelos processos associados de globalização e de mudanças globais, o espaço geográfico, as paisagens e territórios de interesse da geografia do presente inserem inúmeros desafios à sua compreensão. Ainda que a clássica abordagem dual da relação entre a natureza e a sociedade esteja na base deste campo do conhecimento, outras ainda se fazembastante presentes, como é o caso dos estudos da relação cidade-campo, outrora de grande interesse à perspectiva geográfica. Este tema suscita, no presente, novas abordagens e reflexões, mesmo que alguns considerem que haja uma supremacia da lógica e dinâmica urbana em face da rural. Buscando avançar nas questões relativas a este debate, e mesmo reconhecendo-o como necessário, o texto a seguir evidenciauma preocupação com os espaços constituídos pelas cidades e alguns de seus problemas derivados.

Consta das estatísticas demográficas mais recentes a confirmação de que a maior parte dos homens vive hoje nos espaços urbanos, o que teria produzido também a compreensão de ser o século XXI “o século da cidade”, enquanto o XX teria sido o da urbanização. Nesta nova condição, a decivilização-humanidade urbana, e portanto de alta densidade e concentração de pessoas no espaço, intensificam-se fluxos de toda ordem e a hibridização da natureza atinge suas potencialidades máximas. A cidade adquire, assim, o patamar ou nódulo central dos processos gerais derivados da sociedade humana sobre o espaço terrestre.

Mas a urbanização, enquanto processo de dinamização das cidades, não apresentaria...
tracking img