Climas polar e frio (tundra e taiga)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Clima polar 


No extremo norte da América, onde o clima polar é dominante, as temperaturas médias anuais são negativas, com a ocorrência de neve praticamente o ano todo. Por essa razão, o solo está sempre coberto de gelo e neve. Durante os meses do verão polar desenvolve-se a tundra, vegetação formada de musgos e liquens.


http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/America/?pg=11Este clima apresenta temperaturas médias mensais negativas na maior parte dos meses do ano. A amplitude térmica anual é muito elevada (a rondar os 30°C). Os Invernos são extremamente frios e longos e os Verões são muito curtos e pouco quentes. A precipitação anual é escassa, ocorrendo a maior parte do ano na forma de neve e concentra-se no período menos frio.


Nestas regiões a tundrasurge como o bioma característico. A tundra é uma formação vegetal muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquenes, podendo, por vezes, surgir na tundra, alguns raros e dispersos tufos de arbustos e árvores anãs. Uma característica marcante da tundra é o seu tipo de solo - o permafrost (solo permanentemente gelado) - que dificulta o crescimento de raízes a a absorção de nutrientesminerais.

A fauna é fortemente condicionada pelas duras condições climáticas e pela falta de alimentos. Mas apesar destas condicionantes ela é abundante, sendo os mamíferos como as renas, os caribus, as lebres, os lobos e as raposas árticas, os ursos, as martas, as morsas e as lontras os animais que fizeram destas regiões o seu habitat.http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/clima-polar/clima-polar.php

A parte continental caracteriza-se por uma grande pobreza biológica. A vegetação se limita a alguns musgos e liquens, em tufos dispersos, nos lugares favoráveis, a pouca distância do mar. A faixa litorânea é o limite de toda vida antártica.
O interior é inteiramente sem vida. Seus ocupantes são alguns insetos e sobretudo, aves. Desta, apresenta maior adaptação ao intenso frio daAntártida o pingüim imperial, que freqüenta as partes mais geladas do continente. Já o mar que o rodeia é muito mais propicio à vida, com abundancia de peixes e de animais que dele se nutrem (focas, baleias, elefantes-do-mar).
Entre as aves, ainda aparecem as de rapina e, principalmente, o pequeno característico pingüim de Terra de Adélia. Nessa região pouco hospitaleira, afastada das grandes rotas denavegação, o homem é quase inexistente. Não há população nativa; pescadores de baleia e de foca, de varias nacionalidades (ingleses, noruegueses, russos etc.) ocupam as ilhas subantárticas e cientistas as estações estabelecidas durante o Ano Geofísico Internacional (1957-58) e na vigência do Tratado da Atlântida (1959-1991).


O clima polar, como o próprio nome já diz, é característico dasregiões polares, portanto, em altas latitudes. Neste tipo de clima que abrange toda a Antártida no hemisfério sul e as regiões norte do Alaska, Canadá, Sibéria, Groenlândia  e boa parte da Islândia, no hemisfério norte as temperaturas nunca ultrapassam os 10°C.

Devido às baixas temperaturas não ocorre evaporação suficiente para provocar a precipitação e quando estas ocorrem, geralmente é em forma deneve, por isso, as chuvas são raras.
No clima polar não existe verão, pelo menos não como conhecemos. Durante seis meses do ano é inverno com temperaturas abaixo de 0ºC constantemente (a média registrada no inverno é de -40ºC!) e no restante do ano o sol raramente se põe, mas ainda continua muito frio. Isto, devido à inclinação com que os raios solares atingem aatmosfera dos pólos, o que faztambém com que em algumas épocas do ano o dia dure 24h.
As regiões de clima polar são dividas em duas de acordo com a média de temperatura. Nas regiões de menor latitude a temperatura média fica em torno dos 10ºC o que ainda permite a ocorrência de um tipo de vegetação chamada tundra. Mas, mesmo nessa faixa a temperatura ainda é muito baixa, alcançando os 10°C em apenas dois meses por ano.
A...
tracking img