Clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O clima das cidades de Pequeno e Médio Porte

As diferenças e semelhanças climáticas das cidades de Presidente Prudente e Alfredo Marcondes

O objetivo para o estudo do nosso tema é analisar e fazer comparações das diferenças e semelhanças climáticas de uma cidade de Pequeno e Médio porte, nesse caso, abordaremos Presidente Prudente e Alfredo Marcondes, que situam - se no oeste paulista.Serão analisados desde as precipitações, umidade relativa do ar, temperatura, insolação, nebulosidade, e pressão atmosférica.
A importância da compreensão desse tema é salientar o bem estar social; onde é melhor morar, onde é mais propício a um grande volume pluviométrico, onde a temperatura é mais agradável e acima de tudo destacar a diferença desses espaços distintos, ou nem tanto assim.
Conheceras características do clima local e as combinações dos tipos de tempo que atuam na cidade é fundamental para o planejamento urbano e para a utilização dos recursos provenientes da atmosfera em proveito das ações pela sociedade. Além disto, aumenta-se a capacidade da população e dos agentes sociais em se proteger de seus efeitos adversos. (SANT’ANNA NETO, 2009, p.9).
Monteiro vai dizer em seulivro “Clima Urbano” (p.19) que: “O clima urbano é um sistema que abrange o clima de um dado espaço terrestre e sua urbanização”

O clima constitui um dos mais importantes componentes do sistema ambiental, conhecer sua dinâmica e interação com os demais elementos é condição necessária para o entendimento de suas manifestações. Monteiro (2009, p.14) toma como premissa básica que o tratamento doclima urbano, enquanto um componente da qualidade ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno.
Fenômenos inter-relacionados, como poluição do ar, chuvas intensas, desconforto térmico e inundações, passam a fazer parte do cotidiano, levando populações a se defrontarem com essa natureza alterada obrigando-as a conviver diariamente com os problemas dela decorrentes. O homemem sua jornada diária, sofre estímulos contraditórios de uso do solo inadequado.
O clima interfere no cotidiano do ser humano assim como o homem também pode influenciá-lo através da modificação das áreas naturais para a formação dos centros urbanos. Segundo Amorim (2000) “as transformações na paisagem provocadas pelo surgimento e crescimento das cidades alteram o balanço de energia e o balançohídrico urbano”.
Considerando as transformações ocorridas nas cidades e o aumento significativo da população, é que nasceu a necessidade de uma nova abordagem no estudo do clima para os centros urbanos. Monteiro (1976) definiu clima urbano como sendo o sistema que abrange o clima de um dado espaço terrestre e sua urbanização.
O desenvolvimento urbano modifica os ambientes naturais, causandoefeitos negativos sobre os principais elementos climáticos como a radiação solar, a temperatura do ar, a velocidade e direção dos ventos, pluviosidade e umidade gerando diferentes ambientes climáticos.
Os trabalhos realizados em diferentes locais do Brasil têm mostrado que é de suma importância identificar os diferentes compartimentos climáticos gerados nos sítios urbanos. O clima é um elemento muitoimportante no planejamento urbano, conhecendo as variações espaciais e temporais juntamente com o uso do solo é possível propor medidas mitigadoras para aumentar o conforto térmico já que o processo de urbanização é algo consumado.
O homem modifica cada vez mais o espaço natural para atender suas necessidade produzindo cada vez mais impactos, o que acaba afetando a qualidade de vida tanto nasgrandes quanto nas pequenas cidades.
Os dados levantados em estações meteorológicas oficiais, em cartas sinópticas e em imagens de satélites permitem fazer a caracterização climática da área e sua inserção nas escalas climáticas de ordem regional, além de possibilitar a análise rítmica dos tipos de tempos identificados nos períodos observados. A análise bibliográfica e o levantamento de dados –...
tracking img