Clima e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA E CULTURA NA EMPRESA PÚBLICA E PRIVADA


RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar sucintamente o clima e a cultura organizacional de uma empresa pública e de uma empresa privada e a importância que tem a valorização do ser humano para as organizações. Abordou-se sobre os conceitos de clima e cultura, através de pesquisa bibliográfica na literatura pertinente, buscou-se atravésda pesquisa e revisão bibliográfica mostrar o como o fator humano colabora para o desenvolvimento e as mudanças organizacionais. focalizando o ambiente, o clima e a cultura.

Palavras-Chave: Clima. Cultura. Organizações.





INTRODUÇÃO


De acordo com (CHIAVENATO, 2004), no atual contexto empresarial, fatos como a globalização e inovação tecnológica levam asorganizações adaptar seus objetivos, e metas precisam para acompanhar e se adaptar às mudanças que ocorrem no mundo que as cerca para que possam ter uma expectativa de vida prolongada.

Segundo o mesmo autor, devido às grandes mudanças que estão ocorrendo, para as empresas manterem-se em um nível competitivo, elas devem procurar assegurar seu diferencial. E são as pessoas que mantêm o equilíbrio dasorganizações. São elas que geram e fortalecem a inovação e o que deverá vir a ser. São as pessoas que produzem, inovam, criam, mantêm o contato direto com os clientes. Neste contexto o clima e a cultura organizacional são fundamentais para toda organização que tem por objetivo obter bons resultados, superar metas e se tornar competitiva no mercado, com os colaboradores comprometidos com a empresa ese sintam parte integrante do negócio.

Porém, empreendedores não vêem os colaboradores com a devida importância na organização, acreditam que apenas ferramentas, treinamento e pessoas supervisionando são fundamentais para se manter um bom desempenho nas atividades propostas.

Dentro desse ponto de vista, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma sucinta abordagemsobre o clima e a cultura na empresa e a importância que tem a valorização do ser humano para as organizações, proporcionando um bom ambiente de trabalho.




CLIMA E CULTURA NA EMPRESA PRIVADA e na empresa pública


A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização(CHIAVENATO, 2004, p.17).


Segundo Chiavenato, (2004, p.128) alguns cientistas sociais, particularmente Maslow e Herzberg, salientam que Se a organização for um ambiente capaz de satisfazer as exigências dos indivíduos, estes poderão crescer, expandir-se e encontrar sua satisfação e auto-realização ao promover os objetivos da organização.


De acordo com Chiavenato (1999, p. 93):


Climaorganizacional é o ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o grau de satisfação de seus colaboradores. Do modo como as pessoas interagem entre si, com os clientes externos, fornecedores, etc.


Existe uma idéia em comum nas definições acima e, em todas elas, o Clima Organizacional está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador percebe aorganização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta tudo isso e como ele reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes e tradições, conhecimento e práticas de convívio social e relacionamento entre as pessoas. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela fazseus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. Alguns aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. A cultura exprime a identidade da...
tracking img