Clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura e Clima organizacional

O QUE É O CLIMA ORGANIZACIONAL?

Vamos iniciar nossa discussão sobre a importância do clima e da cultura organizacional através da definição do conceito de clima. Essa definição irá nos proporcionar, pela sua objetividade e simplicidade, uma visão abrangente da importância do estudo do clima organizacional de determinada empresa para o resultado dos negócios.Roberto Coda, professor da FEA / USP define clima organizacional como “O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como, políticas de recursos humanos, modelos de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa”.

IdalbertoChiavenato conceitua clima como “Clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem os seus trabalho. Constitui a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes daempresa e que influencia o seu comportamento”.

Ricardo Silveira Luz define dois conceitos para clima organizacional que merecem ser transcritos para essa apostila. “Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento” e “Clima organizacional é a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresae seus funcionários”.
Como se pôde constatar nos conceitos dos diferentes autores, sobre clima organizacional, pelos menos três palavras-chaves:
















CULTURA ORGANIZACIONAL



A cultura organizacional é como a personalidade do individuo. Ela representa o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos, que distingue uma organização das outras. A cultura molda aidentidade de uma organização, assim como a identidade e o reconhecimento dos próprios funcionários.
A cultura organizacional influencia o comportamento de todos os indivíduos e grupos dentro das organizações. Ela impacta o cotidiano da organização: suas decisões, as atribuições de seus funcionários, as formas de recompensas e punições, as formas de relacionamento com seus parceiros comerciais, seumobiliário, o estilo de liderança adotado, o processo de comunicação, a forma como seus funcionários se vestem e se portam no ambiente de trabalho, seu padrão arquitetônico, sua propaganda, e assim por diante.
Nesse sentido, a cultura de uma empresa acaba reforçando o comportamento de seus membros, determinando o que deve ser seguido e repudiando o que deve ser evitado. Portanto, além de umsignificado simbólico, de representações, ela também exerce um sentido político e de controle.
Não podemos deixar de considerar que a cultura das empresas decorre também de valores culturais da sociedade na qual está inserida. Não podemos dissociar a cultura das empresas da cultura nacional, como se as empresas fossem entidades isoladas, confinadas de um mundo exterior.



Iremos conceituar culturaorganizacional de acordo com a definição do professor Paulo César Moura que afirma “A cultura de uma organização pode ser entendida como um conjunto de valores, de normas e princípios, já sedimentados na vida organizacional, conjunto este que interage com a estrutura e os comportamentos, criando uma maneira peculiar e duradoura de como se procede naquela organização, baseado em certos fundamentos ealmejando a consecução de determinados resultados finais”. Podemos entender, então, que cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, costumes, rituais, slogans, mitos, tabus, tradições, sentimentos e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização.
De uma forma muito simples, podemos entender cultura organizacional como o conjunto de atributos físicos e psicossociais de...
tracking img