Clima tropical e Equatorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Clima tropical – Clima caracterizado pelas altas temperaturas (em geral temperaturas acima de 18°) e por ter duas estações bem definidas: Verão chuvoso e Inverno Seco. Esse tipo climático éencontrado nas áreas próximas aos trópicos de Câncer e Capricórnio, abrangendo toda a região central do Brasil, como Maranhão, Piauí, Bahia e minas Gerais. São divididas em clima tropical úmido e seco, asregiões secas tem média de chuva mensal inferior a 60 mm por mês, e as regiões úmidas têm índices de chuva bem elevados, em media 1500 mm por ano. No Brasil, o clima tropical é encontrado em áreaspróximas aos trópicos de Câncer e Capricórnio. O clima equatorial é nada mais nada menos que uma junção dos climas equatorial, excessivamente úmido, e o clima desértico excessivamente seco. A estação chuvosaé o verão, e o inverno é a estação seca.
Também tem o clima tropical de altitude, que apresenta temperaturas mais baixas devido à altitude elevada das áreas que abrangem esse clima, clima presente emSão Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
As diferenças culturais são as mínimas! Pois como se tratam de estados brasileiros, temos quase os mesmoscostumes em relação a essas áreas de clima tropical. A maior diferença fica pelo sotaque, a diferença fonética na pronuncia de certas palavras, principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro eParaná. Também as vestimentas... Como o clima Tropical de Altitude é mais frio que o Clima Equatorial do Acre, é normal que os habitantes das áreas com esse tipo de clima se vistam de maneiradiferente.

Clima Equatorial - É o clima que ocorre nas áreas de baixa latitude, ou seja, nas áreas próximas a linha do equador. No Brasil, esse tipo de clima encontra-se nas bacias do Rio Amazonas (inclusiveno Acre).
Apresenta altas temperaturas (em média 26°C) e alta umidade do ar (90%) durante todo o ano, com pouquíssimas taxas de variação. E também, a alta pluviosidade, superior a 2000 mm de...
tracking img